Receba notícias em seu email

Navalshore

ANP premiou projetos de inovação tecnológica em 6 categorias

A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis entregou, na última segunda-feira (2), no Rio de Janeiro, o Prêmio ANP de Inovação Tecnológica 2024. A cerimônia destacou a relevância da cláusula de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) nos contratos de exploração e produção de petróleo e gás natural. Durante a abertura, o diretor-geral da ANP, Rodolfo Saboia, ressaltou os impactos positivos da cláusula de PD&I, como avanços tecnológicos, geração de empregos qualificados e fortalecimento da capacidade tecnológica do país. Ele destacou o papel estratégico da inovação para o futuro energético e o desenvolvimento sustentável do Brasil.

A edição de 2024 premiou seis categorias de projetos de PD&I, incluindo a inédita "Adoção Tecnológica", além de reconhecer personalidades do setor e trabalhos acadêmicos no âmbito do Programa de Formação de Recursos Humanos da ANP (PRH/ANP). O número de participantes aumentou significativamente em relação a 2023, com 128 projetos inscritos em PD&I e 71 trabalhos acadêmicos, superando os 100 e 26 inscritos, respectivamente, na edição anterior.


PUBLICIDADE



Os vencedores e finalistas receberam troféus e certificados. Na categoria "Exploração e Produção de Petróleo e Gás", o projeto "Desenvolvimento de um Novo Lançador Automático de PIG Submarino para Águas Profundas" foi premiado. Na área de "Transporte, Dutos, Refino e Abastecimento", o destaque foi o projeto "DETEPIG". Outros premiados incluem iniciativas voltadas à transição energética, meio ambiente, indústria 4.0 e adoção tecnológica, como o "i-Concept JIP" na nova categoria.

A categoria PRH reconheceu trabalhos como o artigo "Catalytic pyrolysis of vegetable oils over NbOPO4 for SAF and green diesel production", da UFMG. As personalidades homenageadas foram Ângela Maria Cohen Uller, da UFRJ, e Isabel Teresa Derengowski Waclawek, da Total E&P do Brasil, por suas contribuições ao setor.

No encerramento, o diretor da ANP, Daniel Maia Vieira, destacou a diversidade de projetos e anunciou esforços para revisar e atualizar a resolução ANP 918/2023, visando refletir as demandas tecnológicas futuras e aprimorar as próximas edições do prêmio.






   Zmax Group    Antaq    Antaq
       

NN Logística

 

 

Anuncie na Portos e Navios

 

  Pesa   Syndarma
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira