A Aveva e a Radix anunciam parceria para desenvolver uma nova solução de engenharia e tecnologia capaz de reduzir o tempo de comissionamento e startup, mitigar riscos operacionais e aumentar produtividade em unidades de produção de petróleo em todo o mundo.
Para a primeira fase do projeto, foi desenvolvida uma POC (Proof of Concept), com o objetivo de construir um modelo dinâmico, utilizando o simulador Aveva Dynamic Simulation. Foi simulada a produção de óleo e gás no topside de uma Unidade Flutuante de Produção, Armazenamento e Transferências de Petróleo (FPSO), a qual, por meio do Aveva InTouch HMI, foi integrada a uma réplica do sistema supervisório da unidade.
PUBLICIDADE
"O OTS (Operator Training Simulator) permite aos operadores, sejam eles novos ou experientes, praticarem diferentes cenários em situações recorrentes, assim como vivenciarem situações atípicas de operação, em um ambiente virtual e seguro", afirma Marcos Krikorian, Engenheiro de Aplicações Sênior na Aveva.
A ideia é que o modelo seja adaptável para ganhar escala. Por meio de um simulador dinâmico de processos, combinado a uma ferramenta de supervisão, foi possível criar mudanças nas variáveis de processo, como temperatura, pressão e vazão, cenários de partida e de parada da unidade, sintonia das malhas de controle, bem como acompanhar o comportamento dinâmico das respostas de todo o sistema pela tela do supervisório de operação.
Com o modelo dinâmico, é possível testar o funcionamento das malhas de controle e de segurança, a fim de ajustar a sintonia dos controles e garantir a confiabilidade da malha de controle definida no projeto, e mitigar possíveis riscos na partida, parada e operação normal da unidade.
A solução também pode ser usada para treinar os operadores de sala de operação da unidade, em um ambiente digital e seguro, para garantir uma experiência real com os sistemas da unidade antes de partir e operar a unidade no campo.