A Corio Generation, empresa global especializada em energia eólica offshore, e o Estaleiros do Brasil (EBR), localizado em São José do Norte (RS), assinaram um Memorando de Entendimento (MOU) com o objetivo de avaliar a viabilidade das instalações portuárias locais para futuros projetos de energia eólica offshore no sul do Brasil.
O acordo prevê a análise conjunta de como a infraestrutura existente, próxima ao Porto de Rio Grande, pode ser adaptada para apoiar a implantação de dois grandes parques eólicos offshore planejados: o Cassino Offshore Wind, com capacidade superior a 1.200 MW, e o Rio Grande Offshore Wind, com mais de 1.170 MW. Além disso, as empresas estão estudando a possibilidade de reservar uma área específica para servir como base operacional desses projetos.
PUBLICIDADE
A Corio Generation, que está desenvolvendo cinco parques eólicos offshore no Brasil, com uma capacidade total de até 6 GW, vê no país um potencial enorme para o crescimento da energia eólica offshore, especialmente nas regiões sul e sudeste, onde quatro dos seus projetos, totalizando 4,8 GW, estão localizados.
"Com seu longo litoral e condições marítimas favoráveis, o Brasil tem um potencial incrível para aproveitar a energia eólica offshore e construir um futuro baseado em energia limpa e verde," afirmou Ricardo de Luca, CEO da Corio no Brasil.
O Estaleiros do Brasil (EBR) é construtora de plataformas flutuantes de produção de óleo e gás, com capacidade para processar até 30 mil toneladas por ano. Localizado em São José do Norte (RS), o estaleiro possui infraestrutura avançada, incluindo um cais de 530 metros e 12 metros de profundidade.