Navalshore 2024

DNV e Altera Infrastructure testam notação para reduzir emissões em instalações offshore

A DNV introduziu uma nova notação de classe, a Abate, projetada para auxiliar os proprietários e operadores de instalações flutuantes offshore a identificar e implementar medidas para reduzir as emissões de gases de efeito estufa (GEE).

A Altera Infrastructure, a primeira companhia a adotar a solução, incorporou a notação no FPSO "Petrojarl Knarr", com resultados bem-sucedidos até o momento.

A Organização Marítima Internacional (IMO) está estabelecendo metas para a descarbonização da indústria marítima. As instalações offshore ainda não estão cobertas por requisitos internacionais, mas à medida que aumenta a pressão por soluções a indústria investiga como melhorar a sustentabilidade de suas instalações. A notação Abate, da DNV, é uma iniciativa nessa direção.

PUBLICIDADE

Incatep


“A notação Abate visa ajudar os proprietários offshore a reduzir as emissões de gases de efeito estufa em suas instalações, criando engajamento e comprometimento, tanto dos proprietários quanto de seus sistemas de gestão, por meio do estabelecimento de metas claras, avaliação do progresso, além de ser capaz de ajustar os planos para incorporar tecnologias futuras”, disse Geir Fuglerud, diretor de Classificação Offshore da divisão Marítima da DNV. “Queremos oferecer à indústria soluções práticas para reduzir as emissões, e é por isso que tem sido tão útil trabalhar com um proprietário engajado e pró-ativo como a Altera neste piloto para identificar áreas de melhoria.”

A notação Abate fornece uma abordagem estruturada para identificar e avaliar a implementação de medidas de redução, com base no projeto e operação de instalações individuais, para permitir reduções mensuráveis nas emissões de uma instalação. Desenvolvido principalmente para cobrir instalações offshore de petróleo e gás, os princípios gerais também podem ser aplicados a outras instalações offshore flutuantes.

A Altera Infrastructure é um grupo líder global de serviços de infraestrutura de energia, focado principalmente na propriedade e operação de ativos de petróleo offshore do Mar do Norte, Brasil e Costa Leste do Canadá. Tem mais de 2.000 funcionários e ativos consolidados de aproximadamente US$ 4,3 bilhões, compostos por mais de 40 ativos offshore, incluindo FPSOs, navios-tanque, navios de reboque e uma unidade de manutenção e segurança.



   Liebherr    GHT    Antaq
       

 

 

Anuncie PN

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira