A Modec, empresa que opera na construção, afretamento e operação de plataformas flutuantes para produção de óleo e gás, anunciou na quinta-feira (28) a assinatura de contrato com a norueguesa Eld Energy para testar um sistema piloto de células a combustível de óxido sólido (SOFCs), que geram energia sem combustão. A empresa informou que uma de suas embarcações que atuam na área do pré-sal brasileiro será a primeira offshore no mundo a usar a tecnologia.
Segundo explicação da empresa, as SOFCs funcionam de forma similar a pilhas e baterias, convertendo energia química em eletricidade, sem combustão, a partir de uma reação eletroquímica entre um gás combustível, produzido pela própria unidade, e o oxigênio. Além disso, de acordo com a Modec, as células são mais eficientes e podem reduzir em até 50% a emissão de gases do efeito estufa (GEE), se comparadas aos sistemas de turbinas a gás tradicionais.
PUBLICIDADE
O sistema de células passou por estudo de viabilidade em laboratório com gás simulado, e uma planta piloto, capaz de gerar até 40 kW, está sendo construída pela Eld Energy em Bergen, na Noruega. A previsão é que os testes comecem em 2026. A expectativa é de que, se o experimento for considerado bem-sucedido, a tecnologia seja alternativa mais sustentável e estável para geração de energia em operações offshore.