A OceanPact anunciou, nesta quarta-feira (17), que assinou contrato com a Trident Energy do Brasil para serviços de descomissionamento offshore no modelo Engenharia, Preparação, Recolhimento e Destinação Final (ERPD) abrangendo a infraestrutura submarina dos sistemas de produção remanescentes das plataformas P-07, P-12 e P-15 na Bacia de Campos. O contrato, de mais de R$ 1 bilhão, prevê que os trabalhos serão iniciados no primeiro trimestre de 2026 e executados em até três anos.
Nos serviços, informou a empresa, serão usadas embarcações do tipo ROV Support Vessel (RSV) da frota da OceanPact. O acordo inclui mapeamento detalhado, remoção de linhas flexíveis e equipamentos submarinos com apoio de ROVs, além de cortes e desconexões. Além disso, caberá à OceanPact o desmantelamento em terra e a destinação final ambientalmente adequada.
PUBLICIDADE
A EnvironPact, subsidiária especializada da OceanPact, assumirá as etapas ambientais, de segurança operacional e de gestão de riscos, a Área de Operações Submarinas ficará responsável pela retirada de linhas e estruturas, e a OceanPact Geo conduzirá os levantamentos e surveys. Já a OceanPact Log atuará na gestão em terra e no desmantelamento.