Ecobrasil

Ocyan cria empresa de perfuração independente

Constituição da nova empresa é resultado do acordo firmado entre Ocyan S.A. e grupo majoritário dos credores. DrillCo vai herdar todas as cinco sondas de perfuração da Ocyan


 A Ocyan S.A., antiga Odebrecht Óleo e Gás, anunciou na última terça-feira (13) a criação da DrillCo. A constituição da nova empresa é resultado do acordo firmado entre a Ocyan S.A. e um grupo majoritário dos credores representando aproximadamente 71% dos Bonds 21 e 57% dos Bonds 22, após negociações iniciadas em novembro de 2021. A companhia vai herdar todas as cinco sondas de perfuração da Ocyan: ODN I, ODN II, Norbe VI, Norbe VIII e Norbe IX .

Segundo a Ocyan, a nova estrutura societária nasce no contexto da reestruturação da dívida financeira desta unidade de negócio. Os credores irão converter a dívida em capital e aportarão U$ 197 milhões para novos investimentos (capex) e outros desembolsos com a operação. A DrillCo nascerá com estrutura de capital e de dívida altamente saudável.

A Ocyan seguirá, de forma inalterada, com suas atividades na área de produção, construção submarina, manutenção e serviços offshore, e ontribuirá com parte do corpo executivo e a eficiência técnica do atual quadro de integrantes da área de perfuração para formar um novo negócio com excelência operacional no mercado. Com essa nova estrutura de capital as empresas poderão melhorar a sua respectiva competitividade em seus segmentos de atuação.

Roberto Bischoff, presidente da Ocyan, acredita que o reconhecimento da capacidade técnica da Ocyan foi fator determinante para que os futuros acionistas decidissem por manter o atual quadro funcional na futura empresa, bem como parte do corpo executivo, que migrará neste período de transição para a nova companhia. "O processo não trará qualquer impacto junto aos clientes, uma vez que os novos contratos das sondas já estão sendo assinados em nome dessa nova empresa, o que seguirá da mesma forma com os fornecedores”, comenta.

A reestruturação da dívida da área de perfuração ocorre por meio do uma recuperação extrajudicial (RE), com obtenção de acordo junto à maioria dos detentores dos títulos da dívida. O processo foi protocolado no dia 12, no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro por algumas subsidiárias de perfuração da Ocyan. A Ocyan S.A. não é parte da recuperação extrajudicial, mas apenas as suas controladas dedicadas a esta unidade de negócio.

A transferência de recursos e ativos para a nova estrutura de perfuração já está em curso e deverá ser concluída após a homologação do plano de RE, prevista para ocorrer até o terceiro trimestre de 2023.

PUBLICIDADE

Ecobrasil




Praticagem

   ATP    GHT    Oceanpact
       

Hidroclean

 

 

Países Baixos

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira