A Petrobras iniciou estudos para a implementação de uma nova plataforma de petróleo no campo de Búzios, localizado na Bacia de Santos. A plataforma seria um navio FPSO (unidade flutuante de produção, armazenamento e transferência) destinado à expansão da produção de gás na região.
Atualmente, Búzios é o segundo maior campo de petróleo em produção no Brasil, ficando atrás apenas do campo de Tupi. Em junho, Búzios produziu aproximadamente 875 mil barris de óleo equivalente por dia (boed), de um total de 4,35 milhões de boed produzidos no país, conforme dados da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).
PUBLICIDADE
O projeto Búzios conta atualmente com 11 unidades, das quais cinco já foram instaladas e outras seis estão previstas para serem adicionadas até 2028, segundo o plano estratégico 2024-2028 da Petrobras. Um eventual 12º FPSO poderia aumentar a capacidade de produção em pelo menos 150 mil boed, de acordo com uma das fontes.
A Petrobras tem a expectativa de alcançar uma produção de cerca de 2 milhões de barris de petróleo por dia até 2030, considerando as 11 unidades planejadas. O campo de Búzios representa aproximadamente 20% da produção nacional de petróleo e gás e é projetado para se tornar o maior campo do país.