A Petrobras assinou um memorando de entendimento (MoU) com a trading japonesa Mitsui & Co. para explorar oportunidades de negócios de baixo carbono no Brasil.
O memorando de entendimento foi assinado nesta terça-feira (19) durante a conferência global de energia CERAWeek em Houston, EUA.
PUBLICIDADE
A parceria entre a Petrobras e a Mitsui & Co. abrange a avaliação, de forma não vinculativa, de potenciais oportunidades para a produção sustentável de hidrogênio e seus derivados, o uso de biometano e a captura, transporte e armazenamento de carbono (CCS).
“O acordo com a Mitsui (Brasil) busca identificar sinergias comuns em potenciais projetos em segmentos de baixo carbono no Brasil. Também exploraremos como essas sinergias podem abrir oportunidades comerciais no Japão, um dos maiores mercados potenciais para produtos renováveis”, disse o diretor de Transição Energética e Sustentabilidade da Petrobras, Maurício Tolmasquim .
A Petrobras destacou ainda que este MoU se alinha com o Plano Estratégico 2024-28+ , que visa preparar a empresa para um futuro mais sustentável e contribuir para uma transição energética justa.
Para concretizar sua visão de transição energética, a Petrobras planeja destinar até US$ 11,5 bilhões para projetos de baixo carbono nos próximos cinco anos, considerando investimentos transversais nos diversos segmentos de negócios. Abrange iniciativas e projetos de descarbonização das operações, além do amadurecimento e desenvolvimento de negócios no segmento de energia de baixo carbono, com destaque para biorrefinamento, eólico, solar, CCUS e hidrogênio.