Navalshore 2024

Petrobras lança programa Mais Valor com novas soluções financeiras para fornecedores

A Petrobras está lançando um novo programa de fomento à cadeia produtiva de óleo e gás no Brasil, o “Mais Valor”, que também visa aumentar a competitividade nas contratações da companhia. A iniciativa busca apoiar o setor, atingido pela pandemia do coronavírus, oferecendo a oportunidade dos fornecedores anteciparem as faturas de bens e serviços já entregues ou realizados.

A nova solução ampliará o acesso das empresas a operações de capital de giro com taxas mais competitivas junto aos bancos parceiros, utilizando o risco de pagamento da Petrobras (risco sacado). Cerca de 10 mil empresas que integram a base de fornecedores poderão aderir ao programa.

A diretora de Finanças e Relacionamento com Investidores da Petrobras, Andrea Marques de Almeida, afirma que o “Mais Valor” abre um espaço de mercado que reúne fornecedores e setor financeiro em uma mesma ferramenta. “Avaliamos que o programa terá impacto positivo no fluxo de caixa dos fornecedores que, assim como a companhia, atravessam a crise. Vamos acompanhar a adesão, mas o volume de transações tem potencial de chegar a R$ 3 bilhões por mês”, estima.

PUBLICIDADE


A diretora afirma ainda que o novo programa faz parte de uma agenda de soluções financeiras que tem o propósito de trazer robustez à cadeia de fornecimento e a construção de relacionamentos produtivos para que a companhia possa implementar seus projetos de forma mais ágil e econômica. “Também estamos mantendo conversas com instituições financeiras para avaliar soluções em que esses agentes possam prover diretamente aos segmentos mais intensivos em capital, como o de construção de plataformas e o de sistemas submarinos”.

Como vai funcionar?

O processo terá dinâmica 100% digital e será realizado por meio da plataforma da Monkey, startup parceira do programa. O fornecedor cadastrado na ferramenta receberá um e-mail sempre que tiver faturas disponíveis para antecipação. O piloto teve início dia 19/11 e, a partir do dia 30 deste mês, ferramenta estará aberta às demais empresas interessadas.

As transações ocorrerão por meio de um leilão reverso, vencido pela instituição financeira que fizer o lance com a menor taxa de juros. O mecanismo resulta em taxas de desconto mais atrativas para os fornecedores. O valor mínimo das faturas a serem adiantadas será de R$ 1.000,00 e não há valor máximo. Empresas de qualquer porte podem aderir ao programa e não há qualquer limitação de nicho, apenas que sejam fornecedores diretos da Petrobras.



   Liebherr    GHT    Antaq
       

 

 

Anuncie PN

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira