O 'NAVE', Programa ANP de Empreendedorismo, é uma iniciativa de inovação aberta voltada para startups com o objetivo de enfrentar os principais desafios tecnológicos do setor de energia. O programa oferece uma oportunidade para startups desenvolverem e validarem soluções junto a grandes empresas de petróleo e gás, contando com recursos significativos e suporte especializado.
As startups selecionadas para participar do NAVE terão a chance de trabalhar com oito grandes empresas de energia: Petrogal Brasil, TotalEnergies, China National Petroleum Corporation (CNPC), Shell, ExxonMobil, Equinor, Repsol Sinopec e Petrobras. Cada uma delas contribuirá com R$ 3,5 milhões, totalizando R$ 28 milhões para o desenvolvimento de projetos focados em temas como aumento da eficiência operacional, novos combustíveis low carbon, tecnologias híbridas, transformação digital e impacto ambiental, social e de governança (ESG).
Além do financiamento, o programa oferece visibilidade e conexões estratégicas dentro do ecossistema de inovação, permitindo que as startups testem e validem suas soluções tecnológicas com o suporte de especialistas e infraestrutura para provas de conceito (POCs). Os desafios são divididos em macrotemas que incluem exploração e produção, segurança energética, transformação digital e confiabilidade de sistemas, garantindo uma ampla gama de áreas de atuação para as startups inovarem e contribuírem com a evolução do setor energético.
O programa contará com um comitê gestor, que consiste em grupo de apoio técnico, formado por especialistas que opinarão sobre a qualidade técnica das propostas apresentadas pelas startups. O Comitê será formado por pelo menos um representante da entidade gestora (Fundep) e de cada uma das empresas petrolíferas participantes. A ANP exercerá o papel de consultora, integrando as reuniões e demais atividades do comitê. As inscrições podem ser realizadas no site da ANP.
PUBLICIDADE