A empresa norueguesa Subsea 7 anunciou, nesta sexta-feira (18), ter firmado contrato de concessão, avaliado entre US$ 300 milhões e US$ 500 mihões, para a Equinor participar do desenvolvimento do projeto Fram Sør, de exploração de petróleo e gás na costa da Noruega. O acordo abrange engenharia, aquisição, construção e instalação de estruturas e linhas de fluxo submarinas, incluindo 53 quilômetros de linhas de produção, elevação de gás e injeção de água.
Em janeiro de 2025, já havia sido fechado contrato para projetos de engenharia e de divulgação de informações em tempo real que finalizou a definição técnica do empreendimento. Os serviços de engenharia e o gerenciamento de projetos começarão imediatamente nos escritórios da Subsea 7 na Noruega e no Reino Unido. As atividades de instalação offshore estão previstas para 2026, 2027 e 2028.
PUBLICIDADE
A área de Fram Sør está localizada de 10 a 30 quilômetros ao norte da plataforma Troll C, operada pela Equinor, a aproximadamente 70 quilômetros a noroeste de Bergen. O projeto Fram Sør será conectado à infraestrutura existente de Fram e Troll C.
Erik Femsteinevik, vice-presidente da Subsea 7 Noruega, explicou que a concessão dá continuidade à colaboração entre as duas empresas. Segundo o executivo, estudos possibilitaram que a companhia que dirige se envolvesse desde o início no processo de desenvolvimento em campo, otimizando soluções de projeto e contribuindo para a decisão final de investimento. “Estamos ansiosos para trabalhar em estreita colaboração com a Equinor para entregar o desenvolvimento de Fram Sør com segurança e eficiência”, afirmou.