Receba notícias em seu email

MSC

7º Prêmio Antaq reconheceu 45 destaques por melhores práticas do setor aquaviário

A 7ª edição do Prêmio Antaq, na última terça-feira (26), destacou 45 empresas, entidades e pessoas que contribuíram para o desenvolvimento do setor aquaviário no Brasil. Com a introdução da categoria "Gênero e Diversidade", a premiação buscou reconhecer ações que promovem igualdade de gênero, inclusão de minorias e diversidade no ambiente corporativo. A agência avalia que essa edição refletiu o compromisso crescente com as melhores práticas ESG (Ambiental, Social e Governança).

Os vencedores da categoria "Gênero e Diversidade" foram a Portonave (SC), com seu Programa de Diversidade, Equidade e Inclusão (DEI); a Vale, por suas ações voltadas à equidade de gênero no Terminal Marítimo de Ponta da Madeira (MA); e a VLI, com o programa "Elas na Logística". Já na categoria "Iniciativas Inovadoras em Emergência Climática em ESG", o Porto do Açu (RJ) liderou, seguido pelo Porto de Suape (PE) e pelo Porto de Paranaguá (PR).


PUBLICIDADE



O Índice de Desempenho Ambiental (IDA) premiou os portos públicos e terminais privados com maior desempenho ambiental e evolução anual. Entre os destaques estão o Porto de Suape (PE), o Porto do Itaqui (MA) e o Ferroport Terminal de Minério (RJ). 

Em "Artigos Técnico-Científicos", foram premiados o "Projeto Aves do Açu" da Vast Infraestrutura, o artigo "Conventional Emergency Processes Insufficient for Floodable Ports: The Porto Alegre (Brazil) Case" e o estudo "Digital Twin Porto do Rio Grande (DT-Porto): Construindo Prevenção e Resiliência". 

Na categoria "Desempenho Ambiental", dividida entre maior índice e maior evolução anual do Índice de Desempenho Ambiental (IDA), os portos públicos premiados por maior índice foram o Porto de Suape (PE), Porto do Itaqui (MA) e Porto de Itajaí (SC), enquanto os terminais privados premiados foram o Porto do Açu (RJ), o Ferroport Terminal de Minério (RJ) e o Terminal Portuário de Tubarão (ES).

Para maior evolução anual do IDA, os portos públicos vencedores foram a Companhia Docas de São Sebastião (SP), Portos RS – Pelotas e a Companhia das Docas do Estado da Bahia (CODEBA), enquanto, na categoria de terminais privados, os premiados foram o Terminal de Macapá (AP), o Terminal Ocrim (AM) e o Terminal Passarão (PA).

A categoria "Conformidade Regulatória" destacou empresas com as melhores práticas regulatórias no quinquênio 2019-2023. Entre os portos públicos, os vencedores foram a Sociedade de Portos e Hidrovias do Estado de Rondônia, a Companhia Docas de São Sebastião e a Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP) – Porto do Itaqui. Nos terminais de uso privado (TUPs), os premiados foram o Terminal Portuário Cotegipe, Vale S.A. e VLI. Em arrendamentos, foram reconhecidas a Contermas, a Intermarítima Portos e Logística S.A. e a Brasil Terminal Portuário (BTP).

Na navegação marítima, os destaques foram Flumar Transportes de Químicos e Gases Ltda., Mercosul Line Navegação e Logística Ltda. e Log-In Logística Integrada. Para navegação longitudinal de cargas, os vencedores foram Navegações Unidas Tapajós S.A., J Cruz Navegação e Logística e Companhia de Navegação da Amazônia, enquanto na categoria longitudinal de passageiros e mistos, os premiados foram Charles Leal Abdon, Ishiguro & Cia e Navegação Reis e Monteiro Ltda. Já na travessia, os vencedores foram Estaleiro de Construção Naval Arealva Ltda., Mayrink Ivam Bergamo e Pipes Empreendimentos Ltda.

Na Pesquisa de Satisfação dos Usuários (PSU) da Navegação Longitudinal de Passageiros e Misto, os premiados foram Dirceu Ferreira Navegações, Anália Navegações e T.A. de Oliveira Serviços de Navegação. Por fim, na categoria "Iniciativas Inovadoras em Emergência Climática em ESG", o Porto do Açu (RJ) foi o vencedor, seguido pelo Porto de Suape (PE) e pelo Porto de Paranaguá (PR). 

 

 

 

 

 






Chibatão

      ICN    Antaq
       

NN Logística

 

 

Anuncie na Portos e Navios

 

  Sinaval   Syndarma
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira