O Município não está fazendo aniversário e também não está comemorando o seu santo padroeiro, mas está vivendo, mesmo assim, uma quinta-feira de muita alegria e de festa para a comunidade. Podemos dizer ainda que essa festa deve se estender para toda a região.
O motivo é a inauguração do dique seco, na Barra, que se destaca como a grande obra de formação do Rio Grande como Polo Naval, abrindo uma nova era para esta região, que, por tantos anos, manteve-se no ostracismo pelo fechamento de grandes indústrias pesqueiras e de outras áreas e que consequentemente deixou à margem milhares de desempregados.
A Noiva do Mar, assim como outras cidades da região, sofreu as consequências do abandono pelos governos tanto estadual, como federal, que “trabalhavam de costas para o mar”, sem darem maior importância ao maior porto do Cone Sul.
A virada finalmente aconteceu e colocou a região na estrada do desenvolvimento indicando o Superporto do Rio Grande, assim como o aproveitamento da grande área retroportuária, em condições de receber todo um complexo voltado ao mar.
O programa elaborado para destacar esse grande acontecimento teve início hoje à tarde, na Câmara de Comércio, quando foi realizada coletiva prévia à inauguração com a presença do gerente de Implementação de Empreendimentos de Plataformas para o Pré-Sal, Márcio Ferreira Alencar, do gerente setorial de Construção e Montagem do Deckbox da P-55, José Luis Rodrigues da Cunha, e do reitor da Universidade Federal de Pelotas, Antônio Cesar Gonçalves Borges, e terá seu ponto alto hoje, às 12h, com a inauguração, que contará com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli de Azevedo.
Fnte: Jornal Agora (RS)/Moacir Rodrigues
PUBLICIDADE