Receba notícias em seu email

MSC

Agência autoriza porto da Ferrous

A Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) autorizou a empresa Ferrous Resources do Brasil a construir e explorar o Terminal Portuário de Uso Privativo (TUP) em Presidente Kennedy, no sul do Estado. Em nota divulgada no início da noite, a empresa informa que a autorização é importante já que é um dos documentos que permitirá à Ferrous construir e operar o porto.

Na nota, a Ferrous disse que o sinal verde da Antaq indica ainda "que os estudos de viabilidade econômica apresentados à agência foram aprovados e que a empresa está cumprindo todas as exigências das instituições reguladoras e ambientais".

Para o início da construção do terminal, faltam outras licenças, como a Licença de Instalação (LI), sem a qual a Ferrous não tem a permissão para começar as obras. A mineradora ainda aguarda a liberação dessa licença junto ao Ibama, que já liberou a Licença Prévia. A empresa já obteve a autorização da Marinha para construir o porto.

Segundo o gerente de planejamento e operações da Ferrous, Martin Etchegoyen, a expectativa é que, na primeira fase, o terminal movimente 25 milhões de toneladas de minério de ferro por ano. Esse número pode crescer para 50 milhões de toneladas anuais, indicou Etchegoyen.

Parceiro

A direção da Ferrous continua em busca de um sócio para concretizar o seu projeto que envolve a instalação das minas de ferro, mineroduto para trazer o minério de Minas até Presidente Kennedy e o porto. Esse projeto está orçado em US$ 6 bilhões, conforme informações divulgadas no início desse ano.

A mineradora produziu, no ano passado, 1,8 milhão de toneladas, sendo que 1,7 milhão de toneladas foram exportadas. Para este ano a previsão é de produzir entre 3,5 milhões e 4 milhões de toneladas de minério de ferro.

Operação para uso particular

A Ferrous solicitou este tipo de autorização porque pretende explorar o porto para uso particular e para o embarque somente de minério de ferro. Ela não tem interesse, por enquanto de compartilhar o porto com outras empresas ou produtos, o que poderá ocorrer no futuro.

(Fonte: A Gazeta (ES) Vitória/Denise Zandonadi)






PUBLICIDADE




Shelter

   Zmax Group    ICN    Ipetec
       

NN Logística

 

 

Anuncie na Portos e Navios

 

  Sinaval   Syndarma
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira