A Assembleia Legislativa realiza, hoje, quarta-feira (25), uma sessão especial em defesa do Porto da Paraíba, que fica no município de Cabedelo. Um movimento suprapartidário em defesa do Porto, com ênfase na conclusão da dragagem, foi definido no gabinete do presidente da ALPB, Ricardo Marcelo (PSDB), nesta quarta (18). A sessão integra as atividades da Comissão Representativa e representa a primeira ação da Agenda Positiva da ALPB este ano.
Ricardo Marcelo anunciou a convocação dos deputados estaduais, deputados federais, senadores, classe empresarial, representantes de órgãos governamentais, não governamentais e entidades sindicais para participarem da sessão especial, que ocorrerá no próximo dia 25, a partir das 9h30.
Participaram do encontro, entre outros, o presidente e o vice-presidente da Companhia Docas da Paraíba, Wilbur Holmes Jácome e Antônio Ricardo Andrade; o presidente do Comitê em Defesa do Porto, Mácio Albuquerquer Madruga; os deputados estaduais Caio Roberto (PR), Francisco de Assis Quintans (DEM) e Trócolli Júnior (PSD), autor da proposta para a formação de uma comissão suprapartidária em prol do desenvolvimento do Porto da Paraíba.
Para o presidente da Companhia Docas da Paraíba, Wilbur Jácome, o Porto “é uma ferramenta mestra” para o desenvolvimento econômico de qualquer Estado, através do escoamento da produção por meio de importação e exportação. “Hoje existe uma sinergia muito positiva entre os Poderes, seja em nível municipal, estadual e federal. E é esse clima de que a Paraíba precisa, com união e foco nos projetos que terão continuidade”, destacou Wilbur.
Para ele, o Porto pode alcançar R$ 1 bilhão em ICMS com a nova estrutura de profundidade, reforço do cais envolvente e de um Terminal de Múltiplo Uso. Essas mudanças necessitariam em torno de R$ 500 milhões em investimentos.
A deputada federal Nilda Gondim (PMDB), que esteve no gabinete do presidente da ALPB e se encontrou com os representantes do Comitê em Defesa do Porto, assegurou que participará dos debates e fará os encaminhamentos necessários junto ao Governo Federal para desenvolvê-lo. Ela lembrou que o seu filho, senador Vital do Rêgo (PMDB), também já se comprometeu com a causa.
Ricardo Marcelo disse que a Assembleia Legislativa buscará o engajamento de todos os setores produtivos e de representantes dos trabalhadores, direta e indiretamente envolvidos com o desenvolvimento do Porto da Paraíba. O deputado estadual Trócolli Júnior enfatizou que, nesse primeiro momento, esse movimento suprapartidário vai priorizar a conclusão da dragagem do Porto, o que possibilitará o aumento do calado, que tem 9,14 metros, para cerca de 11 metros.
“Já que o interesse maior de todos é viabilizar o Porto e trazer os navios que dêem a movimentação da estrutura portuária, é preciso a união de toda a classe política da Paraíba e de representantes de todos os setores produtivos e da imprensa, para conseguirmos a conclusão da dragagem. Tenho certeza que esse será apenas o primeiro passo do movimento”, afirmou o presidente da Assembleia.
Fonte: PBAgora/Assessoria
PUBLICIDADE