A Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) pretende iniciar, ainda em julho, a coleta de dados para o segundo Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) do setor aquaviário. Segundo a agência reguladora, será feita a coleta direta de dados primários em portos, instalações portuárias e empresas brasileiras de navegação e entregue um relatório técnico com mapeamento das fontes emissoras, dividido em emissões diretas e indiretas, com margens de erro calculadas para cada categoria.
A Antaq informou que o relatório trará indicadores setoriais com o desempenho de emissões, calculados com base em norma da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e nas diretrizes do Programa Brasileiro GHG Protocol. Ele especificará a porcentagem de uso de recursos renováveis e trará informações sobre as principais fontes de emissões do setor aquaviário e rankings regionais de eficiência carbônica por tipo de carga.
PUBLICIDADE
Segundo a Antaq, a realização do levantamento segue as diretrizes internacionais de descarbonização e comprometimento de metas estabelecidas pela Organização Marítima Internacional (IMO) para reduzir as emissões do transporte marítimo. O inventário, informou a agência, será feito em parceria com os acordos de cooperação técnica com a Confederação Nacional do Transporte (CNT) e a Confederação Nacional da Indústria (CNI), além da Eletrobras, que participará de estudos para transição energética em portos, e da ABNT, que fará a certificação de processos.