Receba notícias em seu email

Navalshore

Appa implanta sistema integrado

A Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) contratou empresa especializada em consultoria e defesa ambiental para a implantação de um Sistema Integrado de Gestão Ambiental (SGA), sob a coordenação do Núcleo Ambiental da Appa. Com a implementação do sistema, a Appa será capaz de identificar oportunidades de melhorias que possam auxiliar na redução ou eliminação de possíveis impactos das atividades portuárias sobre meio ambiente, permitindo adequações e aprimoramentos contínuos de seus procedimentos de gestão ambiental e de segurança do trabalho.

O Sistema de Gestão Ambiental (SGA) corresponde a um conjunto inter-relacionado de políticas, práticas e procedimentos organizacionais, técnicos e administrativos, com o objetivo de obter melhor desempenho ambiental. Isso é alcançado com a utilização de monitoramentos, controles e ações de redução dos possíveis impactos ambientais advindos das diversas operações que integram o universo portuário.


PUBLICIDADE



A execução do SGA implantado contempla, entre outros, os seguintes programas principais: Gestão Ambiental, Auditoria Ambiental, Comunicação Social, Educação Ambiental, Controle de Proliferação de Vetores, Recuperação de Passivos Ambientais, Gerenciamento de Resíduos Sólidos, Gerenciamento de Efluentes, Gerenciamento das Emissões Atmosféricas, Gerenciamento das Emissões de Ruídos, Gerenciamento da Água de Lastro dos Navios, Monitoramento da Qualidade das Águas, Monitoramento da Qualidade dos Sedimentos, Monitoramento da Biota Aquática e Determinação de Bioindicadores e o Monitoramento da Atividade Pesqueira. Cada programa possui sua especificidade, mas, para a gestão ambiental portuária, devem ser entendidos no conjunto, pois estão fortemente relacionados e conexos.

A Appa deu início ao trabalho de educação ambiental da atual campanha de dragagem de manutenção dos portos do Paraná. Pela primeira vez, a ação é realizada com os trabalhadores das dragas utilizadas na obra. Começou pela draga chinesa Xin Hai Niu e, na sequência, pela embarcação brasileira Sucuri. Enquanto faziam o trajeto entre o porto de Paranaguá e a área de despejo delimitada pelos órgãos ambientais, os 37 tripulantes da draga Xin Hai Niu participaram do primeiro encontro de Educação Ambiental da atual campanha de dragagem. Ao todo, 31 chineses e seis brasileiros receberam informações sobre o porto de Paranaguá e o entorno. Dividido em cinco módulos, o programa vai trabalhar com os tripulantes.






Shelter

   Zmax Group    ICN    Ipetec
       

NN Logística

 

 

Anuncie na Portos e Navios

 

  Sinaval   Syndarma
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira