O presidente da Autoridade Portuária de Santos (APS), Anderson Pomini, o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, e o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, assinaram nesta terça-feira (16), em Brasília, memorando de entendimento para instalação da nova sede da delegacia da Polícia Federal no Porto de Santos. A instituição vai ocupar um prédio de 10 andares que já foi do Ministério da Pesca, em frente ao Centro de Convenções, na entrada do canal e dentro da poligonal do complexo portuário.
O empreendimento vai receber investimentos de R$ 58 milhões da APS, com participação da Ferrovia Interna do Porto de Santos (FIPS). A nova unidade da Polícia Federal abrigará unidades de polícia judiciária, administrativa e o Núcleo Especial de Polícia Marítima (Nepom).
PUBLICIDADE
Costa Filho disse que a assinatura do memorando é um marco no reforço à segurança e à eficiência das operações portuárias e reafirma a importância estratégica de Santos para o Brasil. “Na medida em que o porto vai crescendo, em termos de volume de movimentação, a gente vai precisar que a Polícia Federal esteja mais presente”, afirmou o ministri.
O diretor-geral da PF também destacou a importância do projeto para a Polícia Federal e disse que a nova unidade aumentará a sensação de segurança para todos que trabalham ou passam pelo porto. Segundo Rodrigues, com a sede no terminal serão aumentadas as condições para combater o narcotráfico em âmbito internacional e dar respostas mais ágeis a incidentes e operações em alto-mar, como o contrabando e outros crimes.