A Autoridade Portuária de Santos (APS) concluiu o investimento de R$ 3 milhões para a substituição da comunicação por rádio por uma rede de aproximadamente três quilômetros de fibra óptica no sistema de vigilância na área da Alemoa, na margem direita do terminal. Como parte da modernização, o número de câmeras de monitoramento passou de 12 para 32.
Segundo a APS, a fibra óptica oferece mais estabilidade e segurança na transmissão de informações em tempo real, enquanto as novas câmeras, resistentes a explosões, ampliam a cobertura e a eficiência do monitoramento. A autoridade portuária explicou que a área de Alemoa é considerada de risco por causa da movimentação de produtos inflamáveis.
PUBLICIDADE
De acordo com o gerente de infraestrutura de dados da APS, Alex Henrique da Costa, os equipamentos atendem a necessidades operacionais de diversos setores, incluindo a Guarda Portuária, segurança do trabalho, fiscalização, atracação e meio ambiente. “A integração de recursos e competências entre as equipes da APS tem gerado resultados concretos para a eficiência operacional do porto, otimizando investimentos e acelerando entregas”, disse Costa.
A APS informou que em 2025 investiu cerca de R$ 18 milhões em projetos de modernização. Eles foram usados em um novo sistema de controle de acesso, na ampliação da conectividade das áreas portuárias e na instalação de câmeras térmicas. Além disso, anunciou que estão em andamento o uso de uma rede 5G privativa, o VTMIS (Sistema de Gerenciamento e Informações do Tráfego de Embarcações) e o lançamento de um aplicativo que permite que a população envie demandas à administração portuária.