A Autoridade Portuária de Santos (APS) recebeu nesta segunda-feira (24) 15 propostas para elaboração do projeto básico para as obras de implantação da segunda fase da Avenida Perimetral da Margem Esquerda do Porto de Santos, em Guarujá. A contratação se dará por um prazo de 21 meses.
A primeira colocada no certame será convocada para apresentar proposta comercial atualizada e documentos de habilitação, em fases distintas e sucessivas.
PUBLICIDADE
Em 2023 foi aprovada pela diretoria da companhia a revisão do traçado conceitual para redução de desapropriações e atualização do projeto, considerando mudanças de cenário na região, desde a concepção do projeto, assim como o atendimento a solicitações da Prefeitura de Guarujá, em função da atualização do Plano Diretor do município.
O projeto consiste na complementação do Sistema Viário Perimetral da Margem Esquerda do Porto de Santos, promovendo a segregação e a racionalização do tráfego de veículos pesados, provenientes, principalmente, das atividades portuárias. Além da adequação do traçado das Avenidas Santos Dumont e Perimetral, prevê adequação de de passeios e ciclovias, implantação de dispositivos de conexão viária e adequações hidráulicas, elétricas, bem como sinalização rodoviária.
O projeto conceitual prevê, aproximadamente, sete mil metros de extensão entre novas vias e renovação de vias existentes e dois mil metros de novos viadutos.
Está prevista a construção de viaduto de transposição à Rodovia Cônego Domênico Rangoni (SP 55), que interligará os terminais portuários à SP 55 (sentido São Paulo), eliminando o tráfego pesado das vias urbanas de Vicente de Carvalho. Também contempla a execução de um viaduto na Avenida Santos Dumont, sobrepondo-se à Avenida Perimetral e outro para acesso ao Sítio Conceiçãozinha.