Ecobrasil

Áreas do Porto do Rio Grande receberão mapeamento

A pedido do superintendente do Porto do Rio Grande, Jayme Ramis, está em atividade, desde o dia 19 de abril, uma Comissão formada para fazer o levantamento, em Rio Grande e região, das áreas e dos imóveis pertencentes ao porto rio-grandino.

Presidida pelo diretor administrativo e financeiro da SUPRG, Jesus Carrasco, a comissão buscou a ajuda de servidores inativos do antigo Departamento Estadual de Portos, Rios e Canais (Deprec). A meta da comissão, além de executar o levantamento das áreas do porto, é de posteriormente buscar a regularização das mesmas perante os cartórios de registros de imóveis.

O trabalho visa, também, a atender as recomendações da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) e órgãos de auditorias externas. As informações estão sendo buscadas em diversos locais, como na biblioteca da SUPRG, nos Cartórios de Registros de Imóveis e no arquivo pessoal e bibliográfico dos ex-dirigentes da instituição. “O material disponibilizado pelos servidores inativos está sendo de grande importância para o trabalho, pois está servindo como norte para a definição do cronograma das atividades. Além disso, fatos estão sendo conhecidos e outros esclarecidos a partir do momento em que os arquivos são analisados”, afirma Carrasco.


A finalização dos trabalhos da comissão não tem data definida, pois se trata de um trabalho que demanda pesquisa detalhada na obtenção de dados para que essas áreas sejam incluídas na planta do porto organizado do Rio Grande, que já contém imóveis e terrenos nos municípios de Rio Grande, Capão do Leão, Pelotas e São José do Norte.

Esse trabalho também servirá para atualizar e obter maior conhecimento sobre a história do porto rio-grandino. As tarefas da equipe estão sendo conciliadas com as demais atividades rotineiras, o que justifica a não-fixação de data limite para sua conclusão.

A comissão poderá ainda solicitar à SUPRG a contratação de equipe técnica especializada para que se obtenha êxito no levantamento de dados e na regularização das áreas identificadas. A comissão é constituída pelos funcionários Maria Alice Ortegas de Souza, Ildo Cavalheiro, Rafael de Castro e Mario Dutra e conta ainda com as servidoras Gladis Ferreira e Meriluce Gomes.

Essa equipe, buscando informações a respeito do histórico das áreas portuárias, convidou o ex-administrador do Porto do Rio Grande, Ivo Pereira Braga, o ex-fiscal de operações portuárias, Ernane de Carvalho Freire, e o ex-administrador dos Serviços Delegados, Renato Pires Pereira, todos inativos do Deprec.

Fonte: Jornal Agora (RS)

PUBLICIDADE

Ecobrasil




Praticagem

   ATP    GHT    Oceanpact
       

Hidroclean

 

 

Países Baixos

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira