MSC

Audiência discute implantação de complexo portuário no Sul da Bahia

A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável promove audiência pública hoje para discutir a implantação do complexo Porto-Sul Bahia – conjunto de obras que envolvem a construção de dois terminais portuários para escoamento da produção mineral e um aeroporto em Ilhéus. O debate foi proposto pelos deputados Ricardo Trípoli (PSDB-SP), Fernando Gabeira (PV-RJ), Sarney Filho (PV-MA), Edson Duarte (PV-BA) e Luiz Bassuma (PV-BA).

Além do Terminal Portuário da Ponta da Tulha, de uso privativo da empresa Bahia Mineração, o Complexo Porto Sul engloba a construção de mais um terminal portuário público e o novo Aeroporto Internacional de Ilhéus.

Os deputados querem esclarecimentos sobre a implantação do complexo (Programa Multimodal de Transporte e Desenvolvimento Minério-Industrial do Estado da Bahia). O conjunto de obras foi idealizado pelo governo da Bahia em 2008 e incluído no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

Entidades ambientalistas e de moradores da região são contrárias às obras, pois temem impactos negativos na indústria e no turismo da região, além de prejuízos irreversíveis à biodiversidade. Já associações comerciais da região defendem a instalação do complexo sob o argumento de que os portos e a expansão da atividade mineradora vão atrair investimentos, gerar empregos e promover o desenvolvimento sustentável do Sul da Bahia.

Fonte: Jornal Feira Hoje

PUBLICIDADE

Ecobrasil




Praticagem

   ATP    GHT    abtp
       

Hidroclean

 

 

Países Baixos

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira