A unidade do porto do Rio Grande é a maior e a mais rentável da Cesa
O líder da bancada do Partido dos Trabalhadores (PT) na Assembleia Legislativa quer informações do governo do Estado sobre a possível transferência da unidade da Companhia Estadual de Silos e Armazenagem (Cesa) rio-grandina para a Superintendência do Porto do Rio Grande (Suprg).
A medida, segundo o deputado Elvino Bohn Gass, já teria sido aprovada pelo conselho da Cesa a pedido da própria governadora Yeda Crusius. “O desmantelamento da Cesa terá um custo altíssimo para os produtores gaúchos, que perderão o principal instrumento de política de armazenamento e regulação de preços. Sem dúvida, a estocagem ficará mais cara”, prevê.
A unidade do Porto do Rio Grande é a maior e a mais rentável da companhia. Bohn Gass diz que a sua transferência tem como objetivo reduzir o déficit de R$ 26 milhões da Cesa.
“Estamos encaminhando um pedido formal de informações à direção da estatal. Queremos saber qual o valor real do silo e com que propósito está sendo negociado. Temos a convicção de que a transferência desta unidade não é a solução para a companhia, mas o caminho para sua derrocada. Equivale a vender a joia da coroa”, assinalou.
Na tribuna, o líder petista defendeu o fortalecimento da Cesa, a manutenção de seu caráter público e a recuperação de sua condição de adimplência junto à Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). “A solução para a Cesa passa pela exploração de seu potencial para desenvolver programas públicos. Repassá-la aos pedaços para cobrir déficit é uma solução fácil, mas muito distante de uma decisão consequente”, finalizou.
Fonte: Jornal Agora (RS)
PUBLICIDADE