Equipes das diretorias de Informações Portuárias e de Revitalização e Modernização Portuária da Secretaria de Portos (SEP) se reuniram nesta última terça-feira (05/11), em Santos, com profissionais dos setores público, privado e Órgão Gestor de Mão-de-Obra (OGMO) para discutir o desenho do programa de capacitação a ser realizado por meio de cooperação firmada entre os governos do Brasil e da Bélgica.
Conforme definido no encontro, numa primeira etapa do programa profissionais belgas virão ao país a cada três meses para capacitar os profissionais de gestão dos portos brasileiros a partir da realização de seis seminários.
A expectativa é de que o primeiro seminário, que abordará o tema “gestão portuária”, ocorra em março do próximo ano, no Centro de Excelência Portuária (Cenep) do Porto de Santos. Os demais tópicos são: infraestrutura e obras portuárias; aspectos comerciais do porto; aspectos financeiros do porto; e navegação interior.
Numa segunda etapa, o programa de capacitação prevê o envio de profissionais captados no mercado brasileiro à Antuérpia para que recebam treinamento no porto belga. Ao retornarem para o Brasil, esses profissionais vão multiplicar os conhecimentos para os trabalhadores portuários em projeto piloto a ser realizado no Cenep de Santos no Centro Vocacional Tecnológico (CVT) do Porto de Fortaleza.
Na terceira e última parte do programa está prevista a criação da APEC Brasil (Antwerp/Flanders Port Training Center), que será um centro de formação para trabalhadores portuários.
Esse intercâmbio será executado por meio de parceria entre a SEP e os ministérios do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) e da Marinha do Brasil. A idéia é que, no longo prazo, o conhecimento seja também multiplicado para toda a comunidade portuária através do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).
Ainda como parte da cooperação Brasil/Bélgica, ao longo dessa semana acontece, no Rio de Janeiro, a primeira rodada dos Seminários de Gestão Portuária, promovidos pela Fundação Estudos do Mar (FEMAR), Escola Politécnica da Universidade de São Paulo e Companhia Docas do Rio de Janeiro em parceria com o Porto de Antuérpia.
Os seminários de gestão têm como foco a formação dos trabalhadores portuários, o papel dos agentes e autoridades intervenientes nos setores portuários do Brasil e da Bélgica, em particular das ações, atividades e projetos da Companhia Docas do Rio de Janeiro.
Fonte: SEP
PUBLICIDADE