Aconteceu ontem na Câmara de Comércio do município de Rio Grande (RS), um encontro entre representantes do movimento Aliança Rio Grande e o deputado estadual Alexandre Lindenmeyer (PT), para discutir estratégias de atração de investimentos para o Pólo Naval de Rio Grande, o qual será abastecido e utilizado como ponto de escoamento pelo Pólo de Jacuí, na cidade de Charqueadas.
No discurso de abertura, feito pelo presidente da Câmara de Comércio de Rio Grande, Renan Lopes, o pólo de Rio Grande leva vantagem em relação a Charqueadas pelo maior calado e área disponíveis. Além disso, há a possibilidade de incentivos federais baseados na lei 10.233/2003, que prevê tais incentivos para a construção de plataformas em cidades litorâneas, o que não se aplica a Charqueadas.
Já para o deputado Lindenmeyer, o Pólo de Jacuí é irreversível, dada a grande representatividade política do norte do estado do Rio Grande do Sul, mas para ele também há mercado para um futuro estaleiro em Rio Grande. Lindenmeyer citou o projeto Oceantec, de autoria da Furg e da Prefeitura. O deputado ainda lembrou a necessidade de que sejam criadas condições na cidade que atraiam investimentos, como a formação de mão-de-obra qualificada e disponibilidade de áreas para construção.
Fonte: petronotícias
PUBLICIDADE