Receba notícias em seu email

MSC

Canal é reaberto para navios

Com restrições, navegação no Complexo foi retomada ontem após oito dias sem manobras

ITAJAÍ - A movimentação econômica de Itajaí e Navegantes começa a voltar ao normal após a enchente no Vale do Itajaí. Depois de oito dias sem manobras, a reabertura do canal de acesso ao Complexo Portuário do Rio Itajaí-Açu possibilitou a entrada de dois navios ontem no começo da tarde. O primeiro cargueiro atracou às 13h30min no berço público do Porto de Itajaí. Uma hora depois, a Portonave, de Navegantes, também recebeu a primeira embarcação. No período de paralisação, 24 escalas foram canceladas. Durante a manhã, a praticagem liberou a navegação, mas com restrições.

– As restrições são por segurança e serão mantidas até a completa normalização no canal de acesso– disse o presidente da Itajaí Práticos, Alexandre Gonçalves da Rocha.

Diante disso, medidas preventivas foram adotadas: as operações de navios serão feitas somente durante o dia, nos períodos de maré enchendo e com um maior número de rebocadores nas manobras de navios de maior porte.

A liberação foi garantida após a análise de batimetria feita no Rio Itajaí-Açu. Ontem, o Porto de Itajaí divulgou, em nota oficial, o resultado do teste. Como já era previsto, a profundidade dos canais e bacia de evolução diminuiu depois da enchente.

– Antes desta última enchente, nós trabalhávamos com uma margem de 12 metros de profundidade. Agora estamos com uma margem de 10 metros – conta o diretor executivo do Porto de Itajaí, Robert Grantham.

Grantham afirma que a perda de profundidade, provocada pelo acúmulo de sedimentos no fundo do rio, não impedirá as operações portuárias. O único problema até a retomada dos antigos parâmetros de profundidade será o carregamento dos navios. As embarcações não poderão partir com lotação máxima de carga até que os 12 metros sejam novamente atingidos.

– Nós acreditamos que este empecilho seja resolvido com rapidez. A draga da empresa Jan De Nul, com capacidade de armazenamento de 16 mil metros cúbicos de sedimentos, deverá chegar hoje em Itajaí e já começa os trabalhos de imediato – conclui o diretor executivo do Porto de Itajaí.

Fonte:Jornal de Santa Catarina/PATRÍCIA AUTH






PUBLICIDADE




   Zmax Group    Antaq    Antaq
       

NN Logística

 

 

Anuncie na Portos e Navios

 

  Sinaval   Syndarma
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira