MSC

Chegam os primeiros equipamentos ao porto de Itapoá

Os equipamentos que farão a operação do Porto Itapoá chegam a partir de hoje em dois navios do fabricante chinês ZPMC. Ao meio-dia, atracará o Zhen Hua 15, que partiu de Xangai em de setembro, com quatro portêineres Post Panamax.

S e as condições climáticas continuarem favoráveis, o segundo navio, o Zhen Hua 22, transportando 11 transtêineres, chega sexta-feira.

Os portêineres são utilizados para movimentar os contêineres no navio. Deslocando-se sobre trilhos no cais do porto, possuem lança com alcance de 55 metros, que se estende sobre o navio e tem capacidade de içar até 75 toneladas, podendo movimentar 50 contêineres por hora.

Já os transtêineres são pórticos rolantes em estrutura de portais que se deslocam sobre pneus. Eles são utilizados na movimentação e armazenamento dos contêineres no pátio. Possuem capacidade de carga de até 50 toneladas, seis posições de altura e seis posições de largura.

O investimento soma mais de US$ 45 milhões e complementa a aquisição de equipamentos para iniciar a operação do terminal no Norte do Estado, cuja inauguração está marcada para 22 de dezembro.

Os portêineres e transtêineres irão operar a primeira fase do Porto de Itapoá. Nas fases subsequentes, com a ampliação planejada do berço e pátio, a capacidade instalada alcançará 1 milhão de contêineres.

– Como os equipamentos já chegam praticamente montados, os navios permanecerão atracados no Porto Itapoá por mais de uma semana – afirma o diretor superintendente do Porto, Gabriel Ribeiro Vieira.

A chegada dos navios ao terminal poderá ser acompanhada pela comunidade à distância.

Fonte: Diário Catarinense

PUBLICIDADE

Ecobrasil




Yanmar

      GHT    Antaq
       

 

 

Anuncie PN

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira