O Porto de Santos conta com uma equipe específica para promovê-lo e atrair cargas para seus terminais, além de cuidar da sua integração com as cidades da região. Esses são os objetivos da Gerência de Promoção Comercial de Áreas e Instalações e Relações Porto-Cidade, da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp).
Para atingir essas metas, esse setor da Docas busca identificar demandas de instalações e empresas do segmento com interesse em investir, movimentar ou se instalar no porto organizado. Para tanto, atende grupos de executivos e autoridades que visitam a sede da Codesp e participa de feiras e outros eventos empresariais.
PUBLICIDADE
Sobre a relação Porto-Cidade, a gerência mantém contato com agentes das prefeituras, das empresas portuárias e da sociedade civil, buscando interligar as ações da Codesp com esses interlocutores. A equipe também trabalha com eventos que aproximem a população do Porto. Nesse sentido, coordena o processo de seleção de patrocínios e apoios institucionais e administra o marketing institucional da companhia e a marca Porto de Santos.
De acordo com a Codesp, a promoção do Porto está ligada tanto ao retorno de imagem como ao retorno financeiro. O aumento na movimentação de cargas pelos terminais implica maior retorno para a Docas a partir da cobrança das tarifas de movimentação e utilização das infraestruturas aquaviária e terrestre. Por outro lado, um bom relacionamento com a sociedade, por meio de projetos que a envolvam e beneficiem, é importante para desfazer a imagem criada nos anos 90 de um Porto de Santos velho, defasado e ineficiente, o que não corresponde à realidade.
A gerência, que reúne seis profissionais, foi criada em 1998,mas sua atual denominação, que incluiu explicitamente a relação porto-cidade, foi criada na última reestruturação administrativa da Docas, no semestre passado. Instalada no complexo da Presidência, ela está subordinada à Superintendência de Relações Comerciais e Gestão de Contratos de Arrendamento, da Diretoria de Relações com o Mercado e a Comunidade.
Atualmente, a equipe atua na fiscalização dos patrocínios, na permanente recepção de visitas e comitivas e na efetivação da participação da companhia em uma série de eventos de Comércio Exterior e de Meio-Ambiente ainda neste ano.
Entre seus próximos projetos, estão a etapa seguinte da parceria com o Porto de Benin, na África, e as assinaturas de acordos de cooperação interportuária com os complexos de Miami (Estados Unidos), Roterdã (Holanda) e Antuérpia (Bélgica).
Fonte: A Tribuna online