O deputado estadual Leonel Pavan (PSDB) está fazendo um trabalho de sensibilização para que a Assembleia Legislativa de Santa Catarina se envolva no movimento pela manutenção da Unidade de Exploração e Produção Sul (UO-Sul) em Itajaí. Pavan encaminhou ofícios ao Fórum Parlamentar de SC, Paraná e Rio Grande de Sul e defende uma mobilização conjunta dos três estados, que hoje têm operações subordinadas à unidade de Itajaí.
_ Não terá que ser um movimento só de Itajaí e de Santa Catarina, mas de todo o Sul do Brasil _ diz o deputado.
Pavan também deve procurar o apoio da Fiesc e solicitar uma audiência pública para discutir a situação em Itajaí. O deputado classifica que o fechamento da UO-Sul será “um prejuízo enorme para a região”.
A Petrobras deverá manter em Itajaí um Ativo de Produção subordinado à UO-BS, a Unidade de Exploração e Produção da Bacia de Santos, com número reduzido de funcionários.
Preocupação acadêmica
A notícia do fechamento, confirmada na sexta-feira pela Petrobras, também causou preocupação na Udesc em Balneário Camboriú, que está prestes a formar a primeira turma de Engenharia do Petróleo. De acordo com a professora Maria Ester Menegasso os profissionais da UO-Sul tinham relação estreita com o curso, promovendo a inserção dos alunos no mercado de trabalho.
O curso tem hoje 325 alunos em Balneário, e a partir do próximo semestre inicia a fase de estágios.
Reunião
Nesta quarta-feira Eclésio da Silva, presidente da Associação Empresarial de Itajaí (ACII), reúne-se com o prefeito Jandir Bellini (PP) e o atual responsável pela UO-Sul, Ramiro de Avila Ramos. Quer entender os motivos para o fechamento, que não foram divulgados pela empresa, para traçar ações pedindo a manutenção da unidade.
Fonte: Clic RBS/Diário Catarinense
PUBLICIDADE