O desenvolvimento da Região Sul do Estado, a partir da consolidação do Polo Naval do Rio Grande, foi o tema de reunião realizada de ontem, 9, entre o secretário municipal para Assuntos Extraordinários, Gilberto Pinho, e o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Pelotas, Eduardo Macluf. O encontro ocorreu na sede do Executivo Municipal.
Macluf, que recentemente assumiu o cargo na administração municipal pelotense, aproveitou a oportunidade para se colocar à disposição da Prefeitura local para desenvolver ações conjuntas. A intenção é preparar a região para essa nova realidade, que deve beneficiar não somente Rio Grande, mas também as demais cidades da Zona Sul, incluindo Pelotas.
Ele lembrou que as duas cidades já trabalham em parceria por meio de programa do Movimento Brasil Competitivo (MBC), e do Instituto de Desenvolvimento Gerencial (INDG). Essa iniciativa consiste na implantação e acompanhamento de ações, através de ferramentas de qualidade, que visam a melhoria dos processos de gestão. “Queremos dar continuidade a esse trabalho de grande importância para os dois municípios, e também trocar outras experiências com Rio Grande”, comentou Macluf.
O secretário Gilberto Pinho, por sua vez, falou da atual situação do Município no que se refere a investimentos. Ele apresentou também dados referentes ao Grupo de Trabalho para o Desenvolvimento (GTD), o qual reúne secretarias municipais de ponta, e que atua na discussão e planejamento de ações relacionadas ao desenvolvimento.
Polo Naval
Através de um esforço conjunto entre Prefeitura do Rio Grande, e dos governos Estadual e Federal, as obras do Polo Naval foram iniciadas em agosto de 2006. O setor de construção naval no Município prevê investimentos na ordem dos R$ 13 bilhões e a geração de 12 mil empregos até 2015.
Fonte: Jornal Agora (RS)
PUBLICIDADE