MSC

Docas do Rio bate recorde de faturamento anual

A Companhia Docas do Rio de Janeiro (CDRJ) faturou R$ 1,05 bilhão em 2021, recorde para a companhia. O número é 62,1% maior que o resultado de 2020. Os quatro portos administrados pela autoridade portuária – Rio de Janeiro, Itaguaí, Niterói e Angra dos Reis - movimentaram, juntos, um total de 61,9 milhões de toneladas, o maior volume de cargas em três anos.

Segundo o diretor-presidente da Docas do Rio, Francisco Antonio de Magalhães Laranjeira, o resultado financeiro obtido pela primeira vez na história da companhia deve-se a uma conjugação de fatores: “O faturamento extraordinário de 2021 foi impulsionado tanto pela alta na movimentação de cargas, quanto pelas variáveis como a taxa de câmbio e o preço do minério de ferro no mercado internacional, que amplificaram as receitas da exportação dessa nossa principal commodity. Além disso, vale destacar as negociações bem-sucedidas com nossos principais parceiros comerciais, a efetiva gestão do fluxo de caixa e o menor índice de dívidas dos últimos anos”.

Para o presidente Laranjeira, “o desempenho registrado no ano passado mostra a tendência de retomada econômica, após um período difícil em consequência da pandemia, e consolida a importância do complexo portuário fluminense para o desenvolvimento do país”. Ele ressalta ainda que “a estimativa para este ano de 2022 é de que o ritmo de crescimento se mantenha, com a busca constante de eficiência administrativa e operacional”.

PUBLICIDADE

Ecobrasil


Movimentação de cargas

O relatório da área de Planejamento de Negócios da companhia aponta que, no resultado consolidado de 2021, a movimentação de 61,9 milhões de toneladas foi 13,2% superior ao total alcançado em 2020. De acordo com a análise, o desempenho de 2021 foi positivamente impactado pelo crescimento nas exportações de minério de ferro, com 44,8 milhões de toneladas movimentadas, que correspondem a uma alta de 13,7% em relação a 2020. Os dados indicam também o aumento de 9,6% na movimentação de carga conteinerizada, em especial no Porto do Rio de Janeiro.



Praticagem

   ATP    GHT    abtp
       

Hidroclean

 

 

Países Baixos

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira