Receba notícias em seu email

Navalshore

Embarques de açúcar do Brasil crescem 32,8% em junho ante 2012

SÃO PAULO - As exportações de açúcar do Brasil cresceram 32,8 por cento em junho ante mesmo mês de 2012, para 2,2 milhões de toneladas em junho, no momento de pico da colheita de cana no país, mostrou levantamento desta segunda-feira da Secretaria de Comércio Exterior (Secex).

Do total embarcado no mês, um volume de 1,8 milhão de toneladas refere-se ao produto bruto, e o restante é de açúcar refinado, versus 1,3 milhão de toneladas e 370 mil toneladas em junho do ano passado, respectivamente.


PUBLICIDADE



A receita com os embarques no mês totalizou 958,2 milhões de dólares, alta de 8,7 por cento sobre 881,7 milhões de dólares em junho do ano passado.
Tal incremento reflete, principalmente, o aumento do volume embarcado, uma vez que a commodity segue com as cotações pressionadas no mercado internacional, por conta da expectativa de uma moagem de cana recorde no centro-sul do Brasil, maior produtor e exportador global.

O preço médio da tonelada de açúcar bruto caiu 18,6 por cento ante junho do ano passado, para 427,8 dólares por tonelada.

A moagem da cana teve início em meados de abril e ganhou força entre o final de abril e início de maio, em meio à trégua nas chuvas que permitiram o rápido avanço da colheita e consequente aumento da produção de açúcar.

O clima mais úmido recente, porém, está interferindo novamente no ritmo da moagem e produção do açúcar, com as usinas dando preferência para produzir mais etanol.

ETANOL

As exportações de etanol do Brasil subiram na comparação o mês anterior e ante um ano atrás, também refletindo um início de safra mais "alcooleiro" e atendendo à demanda norte-americana, que recebe a maior parte do biocombustível brasileiro.

Os embarques de etanol somaram 279,5 milhões de litros em junho, acima dos 137,2 milhões de litros de igual mês em 2012 e dos 139,8 milhões de litros de maio.

(Reuters/ Fabíola Gomes)






Shelter

   Zmax Group    ICN    Ipetec
       

NN Logística

 

 

 

  Sinaval   Syndarma
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira