O diretor da ANTAQ, Fernando Fonseca, participou na manhã de ontem (27) da 4ª edição do Naval Summit, realizado no Rio de Janeiro. Fonseca falou no encontro sobre o novo marco regulatório portuário e o crescimento do setor naval brasileiro.
Na sua apresentação, o diretor da ANTAQ fez um resumo dos principais pontos do novo marco legal dos portos – Lei nº 12.815/13, enfatizando os objetivos e inovações ocorridas no setor.
“Ao retirar as amarras que geravam instabilidade jurídica e inibiam investimentos privados nos portos, espera-se uma forte retomada do desenvolvimento do setor”, apontou.
"A nova legislação, prosseguiu o diretor da ANTAQ, estimulará a modernização portuária, aumentará a competitividade dos portos, atrairá investimentos privados e propiciará a redução de custos para os usuários, aumentando a concorrência intra e entre os portos através do aumento da oferta de infraestrutura portuária”.
Fonseca observou ainda que o cenário atual é favorável à expansão do modal aquaviário. “O crescimento do comércio interno e externo, a expansão das atividades petrolíferas e do turismo, com a realização de grandes eventos no país, as tendências e perspectivas da expansão da frota mercante brasileira e o fortalecimento da indústria naval estão impulsionando o setor”, destacou.
O evento
Em sua 4ª edição, o debate em torno de temas como logística, portos, indústria naval e indústria do petróleo está reunindo os principais players do setor naval e catalizando a atenção de especialistas, empresários, autoridades governamentais e investidores.
O encontro prossegue nesta quarta-feira (28), com a participação de palestrantes de instituições como o SYNDARMA (Sindicato Nacional das Empresas de Navegação Marítima), SOBENA (Sociedade Brasileira de Engenharia Naval), ABENAV (Associação Brasileira das Empresas de Construção Naval e Offshore), Petrobras, BNDES, Caixa Econômica e FINEP (Financiadora de Estudos e Projetos), entre outros órgãos.
Fonte: Antaq
PUBLICIDADE