A Ferroeste e o Instituto de Engenharia do Paraná (IEP) realizam nesta terça-feira (27), a partir das 13h30, o Seminário sobre a Integração Rodo-ferroviária da Bacia do Paraná para discutir as perspectivas de integração das hidrovias dos rios Paraná e Paraguai e as ferrovias da região, especialmente as projetadas pela Ferrosul, empresa ferroviária dos quatro estados do Sul em processo de criação. A reunião será no auditório do IEP, na rua Emiliano Perneta, 174, em Curitiba.
Vários temas relacionados aos modais ferroviário e hidroviário serão discutidos durante o evento, que começará às 13h45, debatendo “Hidrovias do Rio Paraná e Paraguai: atualidade, desafios e perspectivas”, a cargo da Antaq – Agência Nacional de Transportes Aquaviários. Logo em seguida, às 14h15, será a vez do tema “A integração rodovia-ferrovia-hidrovia na economia paraguaia: quadro atual e perspectivas”, seguido às 14h45 pelas discussões em torno da “A hidrovia do Rio Ivaí”, a cargo do Banco de Idéias do IEP.
Às 16 horas, o presidente da Ferroeste, Samuel Gomes, falará sobre a “A Ferrosul e a malha ferroviária da região do Codesul e Paraguai: perspectivas de integração com o sistema hidroviário”.
Em seguida, às 16h30, o Labtrans – Laboratório de Transportes e Logística da Universidade Federal de Santa Catarina apresentará o tema “Plano Diretor de Infraestrutura de Transportes da região do Codesul e Paraguai”.
“A aliança da Ferroeste com o Banco de Idéias do Instituto de Engenharia, se renova com este Seminário. O Banco de Idéias é integrado por um grupo de honrados paranaenses, e tem sido fonte de inspiração para a nossa luta em favor do Paraná e do Brasil. O Labrans, da Universidade Federal de Santa Catarina, é hoje um dos mais conceituados centros de excelência em logística e transportes do Brasil, é outro aliado na construção da Ferrosul. A presença de representação do governo paraguaio enriquece o evento. Teremos uma proveitosa tarde de estudos e debates sobre o papel dos transportes para o desenvolvimento econômico e social do Brasil e da América do Sul”, disse o presidente da Ferroeste, Samuel Gomes.
Fonte: Agência Estadual de Notícias
PUBLICIDADE