MSC

Ferrovia Norte-Sul avança mais uma etapa

Três empresas e três consórcios apresentaram propostas para elaborar os estudos de viabilidade técnica, econômica e ambiental do trecho de 1.620 quilômetros entre Panorama (SP) e o Porto do Rio Grande.

Segundo Beto Albuquerque, secretário de Infraestrutura e Logística do RS, mais um passo importante foi dado para a concretização das obras da segunda fase da ferrovia.

"Esta é uma vitória relevante para o Rio Grande do Sul, uma vez que o governo federal assume a responsabilidade de executar a obra por meio da Valec Engenharia, Construções e Ferrovias S.A., empresa pública vinculada ao Ministério dos Transportes", disse. Para Albuquerque, não será preciso criar uma empresa de economia mista, como foi cogitado para a construção. "A licitação é a confirmação de que a Valec, que fez a primeira etapa da ferrovia, fará a obra no trecho Sul", completou. Beto é coordenador da comissão permanente formada pelos Estados do Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul (Codesul, formado por MS, PR, SC e RS), instituída no mês de abril pelos governadores dos quatro estados, durante a primeira reunião da atual gestão do conselho.

Também no mês de abril, o secretário esteve em Brasília, acompanhado do diretor de logística da Seinfra, Álvaro Woiciechoski, quando entregou, no gabinete da presidente Dilma Roussef, a solicitação dos governadores do Codesul, presidido pelo governador Tarso Genro, para inclusão da Ferrovia Norte-Sul no PAC. Os resultados da etapa de habilitação da concorrência serão publicados no Diário Oficial da União, sendo que as empresas têm cinco dias úteis para apresentar recurso.

Fonte: Jornal Agora (RS)

PUBLICIDADE

Ecobrasil




Yanmar

      GHT    Antaq
       

 

 

Anuncie PN

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira