A Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes) informou que a divulgação da lista de produtos brasileiros excluídos da nova tarifa de importação de 50% sobre produtos brasileiros exportados para os Estados Unidos trouxe alívio para parte dos industriais capixabas, mas avalia que a situação “ainda está longe do cenário ideal”. Em nota divulgada na quinta-feira (31) a entidade defendeu a ampliação do diálogo e da negociação com o governo americano, lembrando que o mercado daquele país foi destino de 28,6% das exportações do estado capixaba em 2024.
A Findes acrescenta que, da lista da 694 produtos isentos da sobretaxa de 40% sobre mercadorias brasileiras, o Espírito Santo exportou 74, que representaram 47,1% do total comercializado com os Estados Unidos. A federação citou que na lista de produtos com menor taxação estão: pedras de cantaria, celulose, minério de ferro e ferro fundido, mas ressalta que aço, granitos trabalhados, mármores, travertinos, café e produtos de café serão sobretaxados.
PUBLICIDADE
Segundo a Findes, em consulta feita de 21 e 29 de julho, 81% das empresas capixabas ouvidas, a maioria do setor de rochas ornamentais, informaram que tiveram exportações aos Estados Unidos suspensas ou canceladas e relataram aumentos nos preços de exportação, dificuldades logísticas, atrasos e elevação de custos operacionais.
No documento, a Findes classifica o tarifaço dos Estados Unidos como novo "choque econômico mundial” e diz que é preciso pensar no que vem a seguir, que a articulação estratégica para mitigar os efeitos sobre a economia local será fundamental e que continuará monitorando os desdobramentos do caso, mobilizando sua estrutura técnica e institucional para apoiar as indústrias capixabas na avaliação dos impactos e na construção de alternativas que possam preservar empregos, investimentos e a competitividade do setor produtivo do Espírito Santo.