A Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) divulgou nota em que “manifesta grande preocupação com o anúncio de novas medidas tarifárias
realizado pelo governo dos Estados Unidos”, de 55% sobre produtos brasileiros a partir de 1º de agosto. No documento, a Federação lembra que as medidas anunciadas “vêm na sequência da aplicação de tarifas de importação de 25% sobre os produtos dos setores de aço e de 10% com relação ao setor de alumínio”.
No documento, a entidade que reúne os industriais do estado do Rio ressalta que “Brasil e Estados Unidos mantêm um longo histórico de relações mutuamente benéficas, parcerias econômicas e industriais salutares e voltadas para a promoção dos negócios”. E ainda que os Estados Unidos são o principal investidor externo direto no mercado brasileiro, sendo o segundo maior parceiro no comércio de bens nacional.
PUBLICIDADE
“Os Estados Unidos registraram um superávit comercial de US$ 7 bilhões em relação ao Brasil em 2024”, afirma a Federação. Em relação ao estado do Rio de Janeiro, a Firjan lembra que o país americano “é parceiro estratégico e um importante player na balança comercial, investindo em importantes setores da economia fluminense como energia, bens manufaturados e os de alto valor agregado”. “Nesse contexto, a Firjan defende a intensificação da atuação diplomática e paradiplomática em diversos níveis para construção de uma solução negociada”, conclui o documento.