MSC

Governo Federal assina a ordem de serviço do berço 98 do Porto do Itaqui

Ao anunciar um conjunto de grandes projetos para o Maranhão, o presidente Lula e o governador Carlos Brandão, ao lado do ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, assinaram na sexta-feira (21) ordem de serviço para início das obras de construção do Berço 98 no Porto do Itaqui. No evento, no Maranhão, foi assinada ainda a portaria que viabiliza a renovação do Convênio de Delegação por mais 25 anos a concessão da administração do Porto do Itaqui ao estado.

"Estou muito orgulhoso de estar aqui no Maranhão para anunciar tantos projetos que vão amparar o nosso povo com respeito, dignidade e harmonia", expressou o presidente Lula. O novo berço 98 ampliará as possibilidades de exportação do complexo portuário maranhense, trazendo mais desenvolvimento ao estado.

Consolidado como o quarto maior porto público do Brasil, o Porto do Itaqui vem alcançando ótimos resultados. No mês de maio, o porto registrou seus maior volume mensal de exportação de soja. Foram movimentadas 2.151.821 toneladas, superando a marca anterior de 2.017.627 toneladas, estabelecida em junho de 2023. Essa soma representa 92,2% da movimentação de granel sólido mecanizado no mês e 82,8% no acumulado do ano.

PUBLICIDADE

MCI


"Pela primeira vez na história do Maranhão, o Porto do Itaqui está investindo com recurso próprio, com mais de R$ 280 milhões para fazer um berço e gerar mais emprego e mais renda. Para quem não sabe, o Porto do Itaqui gera cerca de 100 mil empregos diretos e indiretos em toda a sua cadeia produtiva, sendo um grande vetor de desenvolvimento do nosso estado", disse o governador Carlos Brandão.

Potencialidades do Berço 98

Com investimento de R$ 289 milhões, o novo berço terá profundidade de atracação de até 18 metros e dimensão de 320m × 40m. Por ano, serão 110 navios atracados a mais em relação ao atual cenário; além de 8,5 milhões de toneladas a mais exportadas anualmente, gerando um incremento de cerca de 17% a mais na receita anual do porto. A previsão é de que a obra, voltada para cargas de granel sólido vegetal, seja entregue em setembro de 2026.



      GHT    Antaq
       

 

 

Anuncie PN

 

  Pesa   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira