Receba notícias em seu email

MSC

Infraestrutura é um dos "nós" no RN

A falta de soluções pra o escoamento de granéis, avalia o presidente do Centro de Estratégias em Recursos Naturais e Energia (Cerne), Jean Paul Prates, é um dos principais entraves na instalação de parques industriais no Rio Grande do Norte. "Estamos confinados por terra. O Porto de Natal é para passageiros e containers. Precisamos de soluções oceânicas para dar vazão tanto a estruturas pesadas e de grande porte da eólica, como para granéis de minério de ferro, sal, combustível", disse.

A infraestrutura portuária de Pecém (CE) e Suape (PE) são responsáveis pela atração de indústria pesada, para construção de grandes equipamentos usados nas usinas eólicas. O Ceará conseguiu seis fabricantes em aerogeradores, torres, pás eólicas e fundição, das quais quatro já em operação. Na Bahia são cinco empresas e em Pernambuco, três.

A escassez de estrutura de cabotagem e ferrovias não é exclusividade do Rio Grande do Norte, pondera Elbia Melo, presidente executiva da Abeeólica, mas afeta todo o País.  "Os fabricantes vão para onde tem parques. A logística no RN, em não ter um porto adequado, apesar de ter uma estrutura que poderia melhorar, é um dos gargalos", acrescenta.

Enquanto o Porto de Natal não atende a navegação de cabotagem de grande porte, Prates indica soluções  como cooperação com os Portos dos estados vizinhos. "Chegamos a realizar encontro com o governo dos estados e dos portos, mas não foi viabilizado".

O atraso na instalação das linhas de transmissões, os chamados linhões, que vão reforçar o sistema de transmissão de energia elétrica no Rio Grande do Norte é um outro entrave.

O parque eólico Santa Clara, em Parazinho, foi concluído mas continua com as atividades paradas devido ao  atraso na implantação de estações coletoras (ICGs) para conectar as usinas ao sistema de transmissão do governo federal. "As ICG estão 100% comprometidas e é preciso que essa terceira seja ligada e passe a operar", observa Sérgio Azevedo. O parque Santa Clara tem capacidade de 188 MW de capacidade.

Fonte: Tribuna do Norte RN






PUBLICIDADE




Shelter

   Zmax Group    ICN    Ipetec
       

NN Logística

 

 

 

  Sinaval   Syndarma
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira