A tancagem da Petrobras, hoje localizada próxima ao Porto do Mucuripe, assim como a refinaria de lubrificantes e asfalto da empresa em Fortaleza, a Lubnor, serão transferidas ao Complexo Industrial e Portuário do Pecém (Cipp) até o fim de 2014.
A mudança foi garantida ao governador Cid Gomes pela presidente da Petrobras, Maria das Graças Foster, na última sexta-feira. "Aquela é uma região de forte adensamento populacional de uso residencial e, com isso, houve sempre uma preocupação. Eles se comprometeram conosco de até 2014 fazerem a transferência - e irá junto a Lubnor -, permitindo que toda aquela área possa ter uma nova utilização", informou Cid Gomes.
A transferência da tancagem da estatal para o Pecém já era planejada há algum tempo, mas as projeções não apontavam para a execução da mudança dentro deste novo prazo. Além da parte da Petrobras, também serão transferidas as tancagens das outras empresas que hoje ocupam a região do Mucuripe.
Preparação
De acordo com o secretário estadual Adail Fontenele (Infraestrutura), o governo realizará uma reunião na próxima semana para discutir até que prazo a tancagem das empresas poderão ficar no Mucuripe. A reunião envolverá a Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), Agência e Conselho de Desenvolvimento Econômico do Ceará (Adece e Cede), o Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente (Conpam) e o Conselho Gestor do Cipp.
"Vamos arrendar uma área para estas outras distribuidoras, definida no Plano Diretor do Cipp. Espero que a transferência delas saia até antes da Petrobras. Já tá todo mundo querendo vir pro Pecém", adianta.
A Lubnor vinha pleiteando a ampliação de sua fábrica, mas a Petrobras, com a mudança, já descarta esse investimento na localidade do Mucuripe.
Etanol
De acordo com o governador Cid Gomes, a reunião com Graças Foster se estendeu por vários assuntos, entrando também na área de biocombustíveis. "Eu fiz um apelo pra que a Petrobras pudesse estudar a possibilidade de entrar no Estado em etanol, mas o presidente da Petrobras Biocombustível foi bem taxativo, dizendo que todos os projetos da Petrobras em etanol estão concentrados no Sudeste do País", informou. (SS)
Licitação de nova correia para o Pecém foi suspensa
O processo licitatório para a compra de uma nova correia transportadora de minérios para o Porto do Pecém foi suspenso há 15 dias pela Secretaria de Infraestrutura do Estado do Ceará (Seinfra). De acordo com o titular da Pasta, Adail Fontenele, a decisão não adiará o prazo para a conclusão da obra - prevista para 2015 -, pois a licitação será retomada na próxima semana.
"Eu tive que pedir a suspensão por um período curto. Estou revendo o projeto. Algumas empresas me deram notícias de que podia alterar o projeto, sem perda da sua qualidade, por um preço mais acessível", justificou.
O secretário ainda afirmou que "não foi encontrada nenhuma dificuldade na revisão do documento. Ao todo, o investimento previsto é de R$ 215 milhões para o transporte de 2.400 toneladas/hora de minério ao longo de 8,9Km, do píer 1 do Porto até a Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP).
Fábrica de gruas
Adail ainda contou da chegada da fábrica de gruas da portuguesa Soima à Caucaia. Segundo o secretário de desenvolvimento econômico da cidade, Antônio Vieira, o terreno está definido, e o valor total aplicado é de R$ 60 milhões e a previsão é de, em 2013, iniciar a operação. (AOL)
Fonte: Diário do Nordeste (CE)/ARMANDO DE OLIVEIRA LIMA
PUBLICIDADE