MSC

Lula questiona o destino do dinheiro enviado para reconstrução de Itajaí

ITAJAÍ - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva questionou o destino do dinheiro liberado pela União para a reconstrução dos municípios atingidos pela catástrofe de 2008. A cobrança foi feita na inauguração do Berço 3 do Porto de Itajaí, ontem de manhã. Esta foi a segunda visita do presidente ao município em 45 dias. Lula ordenou ao Ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão, Paulo Bernardo, que convoque os prefeitos das cidades destruídas para verificar se o dinheiro chegou até elas. O presidente quer, ainda, que deputados federais da bancada, senadores do Estado e governador sejam chamados para a discussão.

Lula sugeriu uma plenária para discutir a aplicação de “cada centavo”. Teme que o dinheiro liberado pela União tenha ficado “pelo meio do caminho”, e garantiu que as prefeituras que apresentaram projetos de recuperação foram contempladas:

– Daqui a dois meses estarei deixando a Presidência da República e se tem algo que eu aprendi com uma mulher analfabeta (a mãe Lindu) é andar de cabeça erguida. Não podemos admitir que as pessoas aproveitem a desgraça dos outros para fazer política menor e depois ficar jogando a culpa que o governo federal não mandou.

Ao final do discurso de 25 minutos do presidente, o ministro Bernardo se mostrou surpreso com o pedido. Disse que irá pedir ajuda da bancada e conversar com Lula para viabilizar a exigência.

– O presidente tem cobrado muito a aplicação dos recursos. Geralmente tenho um relatório no Ministério porque ele nos telefona para saber. No mínimo, iremos mandar relatório aos prefeitos e vamos divulgar pra cada cidade o que aconteceu – complementou Bernardo.

Presidente demonstra irritação com comentários sobre a obra

Lula também se mostrou irritado com as insinuações sobre ter inaugurado a obra do porto inacabada, recebidas da outra vez que esteve no complexo. O prazo para a reconstrução do cais de Itajaí era o primeiro semestre de 2009. A segunda etapa estipulada pelo ministro-chefe da Secretaria Especial de Portos, Pedro Brito, era abril deste ano.

– Ficou pronto no tempo que foi possível. Construir uma obra leva mais tempo que o discurso fácil de alguns. Temos licitações a fazer, o Ministério Público, briga entre os empresários. Não fizemos uma recuperação meia boca, que na primeira chuva cai tudo de uma vez e ficamos aqui culpando Deus – enfatizou o presidente.

ASSUNTOS ABORDADOS
Atracação de navios
O Berço 3, inaugurado ontem, já poderá ser usado para a atracação de navios. O Berço 2 ainda aguarda a construção da retroárea, que serve para a armazenagem de contêineres. Esta obra, que cabe a Teconvi, deve estar pronta em dois meses.

Dragagem
O ministro dos Portos, Pedro Brito, anunciou que o aprofundamento do calado do Itajaí-Açu, que passará de 11 metros para 14 metros de profundidade, será concluído até junho de 2011.
– Poderemos receber os maiores navios do mundo – enfatizou.

BR-470

PUBLICIDADE

Ecobrasil


O ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, disse que a licitação para duplicação da BR-470 não foi lançada por negociações com órgãos ambientais. Ontem, em Jaraguá do Sul, o ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, comprometeu-se em lançar o edital ainda este ano.
Fonte: Jornal de Santa Catarina/DAIANE COSTA
=========================================



Yanmar

      GHT    Antaq
       

 

 

Anuncie PN

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira