A safra da fruta, que começa a ser colhida nos primeiros meses do ano, deve movimentar mais de dois mil TEUs para o exterior
Durante o ano 2010 a Portonave S/A -Terminais Portuários de Navegantes, se consolidou como o principal exportador da fruta no Estado de Santa Catarina, sendo responsável por 71,2% do total de maçã enviado ao exterior pelos portos catarinenses. Ao todo, o Terminal de Navegantes movimentou 2.134 TEUs (Twenty-Foot Equivalent Unit - equivalente a um contêiner de 20 pés) estufados com a fruta durante o ano passado, o que representa 3,66% da exportação de maçã nacional e um crescimento de 16,37% em relação a 2009.
A fruta, transportada em contêineres refrigerados a uma temperatura de aproximadamente 0ºC, tem como principal destino a Europa, especificamente, o porto de Rotterdam, na Holanda, maior porto marítimo do continente, além do inglês Tilbury, do espanhol Algeciras e do belga Antuérpia.
Santa Catarina lidera o ranking dos produtores de maçã do país. Segundo dados do Grupo de Coordenação de Estatísticas Agropecuárias (GCEA) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Estado foi responsável, em 2010, por mais de 50% da produção nacional, vindo em seguida o Rio Grande do Sul e o Paraná.
Considerando o volume de contêineres e com o objetivo de agilizar o processo de vistoria pelo Ministério da Agricultura, a Portonave fez investimentos para garantir uma estrutura adequada para manuseio e estocagem do produto. O Terminal tem 1200 tomadas reefers, indispensáveis para garantir a conservação da temperatura dos contêineres.
"Além da estrutura do Terminal, o fato de que o nosso Departamento Comercial está em contato constante com os exportadores de maçã facilita muito o processo, e pretendemos aumentar ainda mais a nossa carta de clientes superando a movimentação da fruta a cada ano", explica Juliano Perin, gerente comercial da Portonave.
Produtores
Com sede em Fraiburgo, a Agrícola Fraiburgo é uma das principais produtoras que exportam maçã pela Portonave e trabalha com o Terminal desde 2008, enviando para o exterior as variedades de Gala e Fuji. Segundo Ricardo Burghardt, Trading Manager da Agrícola Fraiburgo, em 2010, a Portonave foi responsável pelo envio para o exterior de 55% de toda a maçã produzida pela empresa.
Ricardo explica, ainda, que "qualidade na prestação de serviços, oferta de armadores e rotas para os principais portos internacionais, além da estrutura física e facilidade de acesso ao Terminal" são algumas das razões pelas quais a empresa escolhe exportar seus produtos por Navegantes. Os principais destinos da fruta são a Arábia Saudita, Dinamarca, França, Sudão e Suécia.
Fonte: Tribuna Catarinense
PUBLICIDADE