Foi dada a largada neste domingo (22) ao ciclo de exportações 2010 do Rio Grande do Norte rumo à Europa, no Porto de Natal. O navio francês Marfret Guyane levará para o Porto de Augeciras, na Espanha, 2.190 toneladas de frutas como melão, melancia e manga, além de outros produtos em menor quantidade, como é o caso do camarão. São 73 containers cada um pesando aproximadamente 30 toneladas. Informações da Companhia Docas do Rio Grande do Norte (Codern) dão conta da saída de mais um navio no próximo sábado (28) com exportações potiguares destinadas ao Velho Continente.
Aldair DantasEmpilhadeira colocando as frutas no interior do conteinerEmpilhadeira colocando as frutas no interior do conteiner
O Manfret Guyane atracou em Natal, após deixar parte da exportação no Porto de Fortaleza, trazendo ainda aproximadamente 1.416 toneladas de produtos não-perecíveis, oriundos da Europa, para consumo local. A Codern estima um incremento de 20% em relação ao volume de contêineres embarcados no ano passado. As melhorias realizadas no Porto devem contribuir para o aumento no índice da pauta de produtos exportados pelo estado.
A estimativa do setor de Operações da Codern é que até às 13h de hoje o navio possa finalmente ser atracado do Porto de Natal rumo ao destino europeu. Cerca de 42 pessoas entre portuários, estivadores, conferentes e carreteiros trabalham desde a noite deste sábado (21) nos preparativos para a saída do Manfret Guyane, navio de origem francesa. 25 tripulantes devem embarcar na operação.
Fonte: Tribuna do Norte RN) Natal
PUBLICIDADE