A virada no tempo ocorrida ontem em Rio Grande impediu a movimentação de navios e causou alguns danos na rede de energia elétrica.
A mudança começou na madrugada, quando o vento passou a soprar forte. Por volta das 5h, o vento chegou à velocidade de 83 quilômetros por hora na rajada.
Depois, diminuiu um pouco, mas se manteve forte durante o dia. No final da manhã, atingia 51 quilômetros por hora. Ao longo do dia, fora da Barra, o mar também esteve agitado, apresentando ondas de dois metros e meio a três metros e meio de altura.
Devido às más condições do tempo, a Barra do Rio Grande foi fechada para entrada e saída de navios a partir das 4h30min da madrugada e assim se manteve até às 15h30min. A partir deste horário, ficou parcialmente fechada, sem movimentação de navios leves e pesados. Às 17h30min, havia um navio atracado em terminal portuário aguardando o clima melhorar para sair do porto rio-grandino.
A terça-feira também foi chuvosa em Rio Grande. A chuva começou por volta das 9h30min e se manteve durante todo o dia, com pequenas pausas. A temperatura, que na segunda-feira passou dos 30 graus no Município, na manhã de ontem baixou para 17 graus e à tarde estava em 15 graus.
Rede elétrica
O vento também causou problemas na rede de energia elétrica do Rio Grande. Na área rural, nas proximidades do distrito do Taim, pela manhã, a ventania provocou o rompimento de um condutor e deixou em torno de 70 clientes sem energia elétrica durante duas horas.
Na área urbana, em um poste da avenida Silva Paes, às 11h, pegou fogo na cruzeta (madeira que sustenta os fios), o que causou o desligamento do alimentador que atende o centro da cidade, deixando cerca de 6 mil clientes sem energia elétrica por aproximadamente 25 minutos.
Após detectado o defeito, a CEEE conseguiu isolar a área com problema e religar o alimentador, retomando o fornecimento de energia à maioria dos clientes do centro. Já os situados no trecho entre as ruas Benjamin Constant e General Neto ainda permaneceram sem luz até às 12h45min.
Fonte: Jornal Agora (RS) Carmem Ziebell
PUBLICIDADE