Navalshore 2024

Movimentação nos portos do Paraná aumentou 29% no primeiro trimestre

Os portos do Paraná movimentaram, nos três primeiros meses do ano, mais de 7,8 milhões de toneladas de cargas. O resultado é 29,1% superior ao total verificado no mesmo período de 2009. O maior crescimento foi observado no segmento de veículos que, praticamente, dobrou o número de embarques e desembarques. As operações com granéis líquidos e granéis sólidos, também, tiveram desempenhos positivos: 39,7% e 22,3%, respectivamente. No segmento de contêineres, a alta na movimentação foi de 18%.

Segundo dados do Setor de Estatística da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), no primeiro trimestre deste ano, foram exportados pelo Porto de Paranaguá 21.986 veículos, 97,6% a mais que em igual período de 2009, quando o total de embarques somou 11.126 unidades. Os mercados argentino e alemão foram os principais destinos dos veículos embarcados no complexo paranaense.

A alta nas exportações de veículos reflete o bom desempenho do setor, cuja produção teve um crescimento de 24,4% no primeiro trimestre deste ano em comparação ao mesmo período de 2009. Segundo dados divulgados pela Associação Nacional de Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), as exportações de automóveis e máquinas agrícolas somaram US$ 2,6 bilhões - 58,8% a mais que o valor registrado no ano passado.

Embora as projeções do setor sucroalcooleiro para as exportações de etanol, na safra 2010/2011, não sejam otimistas (estima-se uma queda de mais de 30%), os embarques do combustível pelo porto de Paranaguá, de janeiro a março deste ano, foram bem superiores ao volume registrado em 2009. Foram exportados aproximadamente 52,5 milhões de litros, enquanto no primeiro trimestre de 2009, o volume havia sido de apenas 212,5 mil litros.

Os produtores de álcool paranaenses estão mais confiantes com o crescimento do setor. Na última semana, a Associação de Produtores de Bionergia do Paraná (Alcopar) anunciou investimento de R$ 1 bilhão no alcooduto que irá ligar as usinas da região de Maringá a um centro de distribuição em Araucária, na Região Metropolitana de Curitiba, e ao porto de Paranaguá. A previsão é de que a estrutura entre em operação em 2014, com capacidade para escoar 4 bilhões de litros de álcool por ano.

Os embarques de granéis sólidos ficaram comprometidos no mês de março por causa do excesso de chuva, refletindo no resultado do trimestre, que ficou 5,9% abaixo do volume embarcado no mesmo período de 2009. O baixo preço do milho no mercado externo diante da valorização do real frente ao dólar, reteve as exportações do grão, contribuindo de forma expressiva para o recuo nos embarques.

O destaque para a movimentação de granéis sólidos, no primeiro trimestre deste ano, ficou com o segmento de fertilizantes. Foram desembarcadas mais de 1,3 milhão de toneladas ? 347,3% a mais que no mesmo período de 2009. O resultado mantém o Porto de Paranaguá na liderança absoluta das operações com esse tipo de produto.

O volume movimentado no complexo paranaense, nos três primeiros meses, é quase quatro vezes maior do que o total desembarcado no Porto de Rio Grande (RS), segundo no ranking nacional. A expectativa dos importadores da matéria-prima, via porto de Paranaguá, é de chegar, este ano, a um volume recorde de sete milhões de toneladas: reflexo do crescimento da produção agrícola nacional.

Da Redação

 

PUBLICIDADE

Ecobrasil




Yanmar

      GHT    Antaq
       

 

 

Anuncie PN

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira