MSC

Movimento recorde em Itajaí

O complexo portuário de Itajaí, que reúne os terminais da cidade e de Navegantes, deve fechar outubro com movimentação recorde. A maior movimentação, registrada em 2008, foi de 693 mil contêineres de 20 pés. De janeiro a setembro deste ano, já foram movimentados 684,6 mil contêineres e a expectativa é fechar o ano com 800 mil.

“Conseguimos recuperar a segunda posição em movimentação de contêiner no país. No ano passado, tínhamos sido ultrapassados por Paranaguá e Rio Grande por conta dos problemas nos berços e no calado. Mesmo sem as obras estarem completamente prontas, vamos bater nosso recorde histórico antes de acabar o ano”, diz o diretor comercial do Porto de Itajaí, Robert Grantham.

“Três fatores favorecem nosso desempenho. O desenvolvimento do país, que está com forte demanda por insumos e máquinas e por isso importa mais, o câmbio favorável às importações e os incentivos fiscais do governo estadual para utilização dos portos de SC”, explica Grantham.

O Porto de Itajaí deve operar com dois berços a mais em 2011, quando os dois que foram atingidos pelas enchentes estiverem em pleno funcionamento, o que está previsto para o início de 2011.

O terminal de Navegantes também registra bons números, segundo o superintendente Osmari de Castilho Ribas. De janeiro a setembro já alcança 427 mil contêineres de movimentação, superior a todo o ano passado, quando foram movimentados 414 mil. “Mas ainda faltam as obras para aumentar o calado de 10,5 metros para 14 metros. Temos esperança de que a dragagem de aprofundamento do canal seja concluída em 2011 e aí, sim, nosso potencial vai aumentar consideravelmente pois vamos poder receber navios maiores e mais carregados”, diz Castilho.

Fonte: A Notícia - Jornal de Joinville



Yanmar

      GHT    Antaq
       

 

 

Anuncie PN

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira