O Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) entregou, na última quarta-feira (12), em Belém, no Pará, durante a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas de 2025 (COP 30), o Selo de Sustentabilidade 2025 a 36 empresas e entidades do setor marítimo e portuário que se destacam com projetos sobre Meio Ambiente, Desenvolvimento Social e Governança.
No evento, o ministro Silvio Costa Filho, disse que a COP 30 marca é realizada em momento que representa novo capítulo para o setor de transportes, com políticas públicas cada vez mais alinhadas à agenda ESG. Segundo ele, a entrega do selo reconhece o trabalho de empresas que adotam práticas responsáveis em portos, aeroportos e hidrovias. “A sustentabilidade, nas políticas do ministério, significa promover desenvolvimento com equilíbrio ambiental, social e econômico”, afirmou.
PUBLICIDADE
Para concorrer ao selo, os 63 inscritos apresentaram planos de ação baseados nos eixos: Meio Ambiente, Desenvolvimento Social e Governança, que foram avaliados tecnicamente pelo MPor e agraciados de acordo com o desempenho obtido. O prêmio foi dividido em quatro categorias Bronze, Prata, Ouro ou Diamante.
De acordo com o ministério a entrega do Selo de Sustentabilidade marcou a consolidação do Pacto pela Sustentabilidade. A iniciativa reconhece e estimula organizações do setor a adotarem boas práticas ambientais, sociais e de governança (ESG) em suas operações.
A diretora de sustentabilidade do ministério, Larissa Amorim, explicou o selo é um incentivo para que as empresas aprofundem seus compromissos com o desenvolvimento sustentável. “Mais do que uma certificação, ele simboliza uma mudança de cultura em que práticas ambientais, sociais e de governança passam a fazer parte da estratégia de gestão e das operações do setor”, destacou.
Procurado pela Portos e Navios, o ministério confirmou que não houve empresa premiada na categoria Ouro. "Após a análise das empresas participantes, diante dos critérios da premiação, chegou-se à conclusão de que as agraciadas cumpriam os requisitos para as categorias bronze, prata e diamante", esclareceu a pasta, por meio de sua assessoria.
Empresas premiadas
Categoria Diamante: Brasil Terminal Portuário (BTP); Cargill; Cattalini; Eldorado; Ferroport; Maersk; Porto do Açu; Porto Itapoá; Porto Sudeste; Portonave; Santos Brasil; Super Terminais; Tesc – Terminal Santa Catarina; Transpetro; Ultracargo; Vast Infraestrutura; Viracopos; VLI; VPorts; Wilson Sons; Suape.
Categoria Prata: Emap; Intermarítima; Log-In; Portos do Paraná; Tecon Suape.
Categoria Bronze: Autoridade Portuária de Santos (APS); Bunker One; CLI; Companhia Auxiliar de Armazéns Gerais Copersucar; Complexo do Pecém; Infraero; Inframerica; SPE Novo Norte NOA; TCP – Terminal de Contêineres de Paranaguá; Motiva.
















