Navalshore 2024

Natal pode receber cimento

A Votorantim Cimentos - principal braço do Grupo Votorantim – incluiu o Porto de Natal em seus estudos para importação de sacos de cimento para o país. O objetivo da compra de insumos no mercado internacional é assegurar o abastecimento em localidades que poderão apresentar elevada taxa de crescimento de consumo.
O estudo contempla fornecedores internacionais, portos no Brasil e processo de distribuição. A empresa foi procurada ontem pela reportagem e se pronunciou através de nota. “A efetivação desta eventual importação está vinculada à avaliação de necessidades e potencialidade operacional em cada porto. Assim estaremos preparados para atuar se, quando e onde for necessário”, informa o texto.
Ontem, a Companhia Docas do Rio Grande do Norte (Codern) – responsável pela administração do porto – divulgou informações extraoficiais sobre a atuação da Votorantim. Ao todo, o grupo teria adquirido cerca de 180 mil toneladas de cimento no Vietnã, que começam a chegar ao Brasil no final de maio.
De acordo com o diretor-presidente da Codern, Emerson Fernandes, o Porto de Natal foi considerado um dos mais apropriados pelo Grupo Empresarial para a realização da operação de desembarque no país, tendo sido incluído entre os que darão suporte à chegada do produto no Nordeste.
“Eles gostaram muito do Porto de Natal por causa das nossas acomodações e armazéns, que são próximos ao cais, além das águas abrigadas e tranquilas do rio Potengi. Sem dúvida, fatores que facilitam a operação de descarregamento e que são alguns dos nossos diferenciais”, explica.
O carregamento de cimento será trazido para o Brasil em seis navios, com capacidade de até 30 mil toneladas cada. O produto será transportado em sacos de 50 kg, agrupados em chamados Big Bag’s (grandes bolsas). A operação também acontecerá simultaneamente nos portos de Belém, São Luiz e Fortaleza.
Embora a Votorantim não confirme nenhuma das informações da Codern, a assessoria de comunicação da empresa confirmou a participação de Natal no estudo. (fonte: Tribuna do Norte)

 

 

PUBLICIDADE

MCI


 

 

 



Yanmar

      GHT    Antaq
       

 

 

Anuncie PN

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira