O Complexo Industrial e Portuário de Suape (PE) iniciou um nova rota de exportação com o embarque no terminal pernambucano de cinco milhões de ovos destinados à Serra Leoa e à Mauritânia, países do Noroeste da África. A exportação do produto supera R$ 2 milhões e é a maior do produto registrada no estado. Os ovos, que serão transportados em contêineres, foram produzidos em três granjas no Agreste e na Zona da Mata de Pernambuco: São Luís, em São Bento do Una, OvoNovo, em Caruaru, e Ovos Enavis, em Orobó.
Segundo a autoridade portuária, a exportação do produto é resultado do programa 'Pacto pelo Agro', iniciativa conjunta da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Agrário, Agricultura, Pecuária e Pesca e do Porto de Suape. Diógenes Braga, diretor da DEP Export Solutions, empresa que intermediou a exportação, disse que o embarque é resultado de trabalho de prospecção intenso e destinado a um mercado complexo e exigente. Ele ressaltou, no entanto, que a qualidade da produção pernambucana é uma vantagem competitiva, por atender a todos os padrões sanitários internacionais.
PUBLICIDADE
De acordo com a administração de Suape, o programa tem como foco destravar gargalos logísticos e impulsionar o escoamento da produção do agronegócio de Pernambuco e de outras regiões para novos mercados. O secretário estadual de Desenvolvimento Agrário, Agricultura, Pecuária e Pesca, Cícero Moraes, disse que a nova rota de exportação aberta pela avicultura pernambucana pelo Porto de Suape é um passo que o projeto está abrindo para os produtores do estado e da região.
Moraes definiu a aproximação entre os produtores do agronegócio e o Complexo de Suape como necessária para estimular as exportações, criando rotas e abrindo novos mercados. “Vamos acelerar ainda mais esse passo, estimulando a agropecuária, os produtores de frutas e de diversas outras culturas que fazem a força da nossa agricultura”, afirmou.
















